Saltar para o conteúdo

Sueiro Belfaguer: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Ligações externas: removendo ligações para "geneall.net" conforme consenso e solicitação em Wikipédia:Coordenação robótica utilizando AWB
Relações familiares: correção dos filhos.
Linha 15: Linha 15:


# D. [[Hugo Soares Belfaguer]] ([[c.]] [[880]] - [[950]]) casou com Mendola Belfaguer.
# D. [[Hugo Soares Belfaguer]] ([[c.]] [[880]] - [[950]]) casou com Mendola Belfaguer.
# D. [[Flavio Theodozium Thedeo]] (C. [[905]] - [[990]]), que apesar de não se saber o nome da esposa, sabe-se que pelo menos teve um filho, D. [[Fromarigo Guterres]] ([[985]] -?), que foi [[Melo (Gouveia)|Senhor de Melo]]<ref name="Sousas"/>.


==Bibliografia==
==Bibliografia==

Revisão das 02h04min de 9 de setembro de 2016

Claustro inacabado do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro

D. Sueiro Belfaguer (875 - 925) foi um Cavaleiro medieval peninsular com origem nos povos Godos. Foi o 1º Senhor da Casa de Sousa no Condado Portucalense[1].

Biografia

A origem familiar de D. Sueiro está entre as mais antiga que é possível encontrar nos antigos territórios da Península Ibérica que deram origem ao Condado Portucalense e mais tarde a Portugal[2][1].

Ao longo dos seus cerca de quase mil anos de história esta família tem, teve mais do que um solar onde buscar as suas origens, o primeiro registo do Solar desta família encontra-se nos territórios da então medieval Commarca de Villa Real localizado entre Rio Tua e o Rio Tâmega em terra denominadas de Panoyas, denominação esta que provem de uma antiga cidade desse nome com origem na ocupação romana, e localizada próximo ao lugar de "Val dos Nugueiraas", actual Vale de Nogueiras, sitio em cujas ruínas é possível encontrar descrições com caracteres romanos[2][1].

O segundo Solar dos Sousa e onde terá ido buscar o nome, encontra-se nos territórios de entre o Rio Minho e o Rio Douro, nas junções dos concelhos de Riba Tâmega, a antigamente a ainda usualmente denominada Terra de Sousa e que fica nas margens do Rio Sousa, local onde se encontra o Mosteiro de Pombeiro, ocupado pelos religiosos da Ordem de São Bento[2][1].

O Livro Antigo das Linhagens nomeia esta família de entre as vários a quem o faz, e fá-lo dizendo: "A primeira dos Sousas; a segunda Linhagem de D. Alão; a terceira dos Moyas; a quarta de Bayão e a quinta dos de Ribadouro"[2][1].

Relações familiares

Foi filho de Flávio Teodósio de Coimbra[3][1], conde de Coimbra e de Munia Sueira de Coimbra, condessa de Coimbra, filha de D. Soeiro príncipe Godo. Casou com Munia Ribeiro cerca de (875 -?) de quem teve:

  1. D. Hugo Soares Belfaguer (c. 880 - 950) casou com Mendola Belfaguer.

Bibliografia

  • História Genealógica da Casa Real Portuguesa, D. António Caetano de Sousa, Atlântida-Livraria Editora, Lda, 2ª Edição, Coimbra, 1946. Tomo XII-página 139.

Ligações externas

Referências