Saltar para o conteúdo

Seminário: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
para que foram cridos os seminarios
tirei isso não quero que vejam meu IP
Linha 23: Linha 23:


Outra definição ainda possível é o de um [[Grupo de estudos|grupo]] de [[estudo]]s, [[pesquisa]]s, [[hipótese]]s, [[planejamento]]s, [[tese]]s, [[Opinião|opiniões]], [[teoria]]s, [[análise]]s, [[ideia]]s, [[projeto]]s, [[pensamento]]s ou [[Dialética|discussões]] a respeito de determinado assunto.
Outra definição ainda possível é o de um [[Grupo de estudos|grupo]] de [[estudo]]s, [[pesquisa]]s, [[hipótese]]s, [[planejamento]]s, [[tese]]s, [[Opinião|opiniões]], [[teoria]]s, [[análise]]s, [[ideia]]s, [[projeto]]s, [[pensamento]]s ou [[Dialética|discussões]] a respeito de determinado assunto.

<!-- Links retirados. Podem ser relevantes, mas havendo tantos seminários, por que estes e não outros?
== Ligações externas ==
* [http://www.sembue.org.ar/ Seminário Metropolitano de Buenos Aires] {{es}}
* [http://www.seminariomadrid.org/ Seminário Conciliar de Madri] {{es}}
* [http://www.diocesisdejerez.org/Seminario/ Seminário Diocesano Asidonia-Jerez] {{es}}
* [http://www.communautesaintmartin.org/spip.php?page=sommaireES A Casa de formação da comunidade "San Martin"] {{es}}
-->
{{Commonscat|Theology colleges}}

== para que foram criados os seminários? ==
intensificação da ação dos tribunais da inquisição,criação do index e estimulo a compânia de Jesus
[[Categoria:Educação da Igreja Católica]]
[[Categoria:Educação da Igreja Católica]]
[[Categoria:Educação da Igreja Protestante]]
[[Categoria:Educação da Igreja Protestante]]

Revisão das 21h47min de 18 de outubro de 2016

 Nota: ""Seminarista"" redireciona para este artigo. Para outros significados, veja Seminarista (desambiguação). Para outros significados, veja Seminário (desambiguação).

O seminário é uma instituição da Igrejas Católica dedicada à formação de seus candidatos ao ministério sagrado. Os estudantes são os" seminarista"s e recebem preparação cultural (principalmente Filosofia e Teologia) bem como espiritual.

História

O primeiro e único seminário para formação de ministros eclesiásticos anterior ao Concílio de Trento era o de Valência, Espanha, fundado por São Tomás de Vilanova. Em princípio, era um seminário para a formação dos futuros clérigos diocesanos cujos candidatos eram geralmente pobres – daí a preocupação de Tomás por criá-lo.

Já posteriormente, a história dos seminários tem origem no decreto emanado em 1563 durante a fase conclusiva do Concílio de Trento, quando foi decidida a instituição para garantir aos candidatos ao ministério uma maior preparação cultural e uma formação espiritual mais profunda. Foi fundamental a contribuição original de São Carlos Borromeu, na definição institucional e material dos seminários.

Tipos

Há diversos tipos de seminários: os seminários menores recebem alunos mais novos, que não estão ainda em idade para o ensino superior. Os seminários maiores incluem os alunos que estão já na última etapa da sua formação para o sacerdócio e que frequentam o curso superior de Teologia. Alem destes, de forma um pouco diferente existem os pré-seminários, que recebem potenciais ingressores nos seminários.

Cotidiano interno

A vida dentro de um seminário divide-se entre alguns tempos de oração – sobretudo de manhã –, a missa diária, as aulas, os serviços comuns, os tempos de convívio, de estudo e de preparação de atividades pastorais. Na formação apresentada por um seminário católico é observado geralmente quatro dimensões, sendo elas: a dimensão espiritual (oração, inclusive a Missa), a dimensão intelectual (aprendizado, estudo e aulas), a dimensão comunitária (convivência, relações humanas-afetivas, caridade) e a dimensão pastoral (sua capacidade de desenvolver trabalhos propostos pela Igreja em meio ao povo e a comunidade de atuação), tudo isso em vista da preparação para um futuro sacerdote colaborador.

As Igrejas protestantes também têm seminários. Geralmente, a formação é de licenciatura em Teologia. E, inclusive, há seminários protestantes que são de orientação interdenominacional ou que funcionam como agências independentes de ensino teológico.

Significados alternativos

Outro significado significativo de "seminário" é o seminário acadêmico, que é uma apresentação científica, literária ou artística oral utilizada para fins avaliativos.

Outra definição ainda possível é o de um grupo de estudos, pesquisas, hipóteses, planejamentos, teses, opiniões, teorias, análises, ideias, projetos, pensamentos ou discussões a respeito de determinado assunto.