Saltar para o conteúdo

Valentí Serra de Manresa: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Simater (discussão | contribs)
Linha 2: Linha 2:
[[File:Fra Valenti Serra. Portada.jpg|thumb|Frontispício da Bibliografia de Frei Valentí Serra de Manresa]]
[[File:Fra Valenti Serra. Portada.jpg|thumb|Frontispício da Bibliografia de Frei Valentí Serra de Manresa]]
[[File:Fra Valentí Serra de Manresa.jpg|thumb|Frei Valentí Serra de Manresa rodeado de ervas medicinais]]
[[File:Fra Valentí Serra de Manresa.jpg|thumb|Frei Valentí Serra de Manresa rodeado de ervas medicinais]]
'''Valentí Serra i Fornell''' ([[Manresa]], [[Bages]], [[1959]]), é um [[Ordem dos Frades Menores Capuchinhos|capuchinho]] e [[sacerdote]] [[Catalunha|catalão]], co'o nome religioso de '''Valentí Serra de Manresa'''.
'''Valentí Serra i Fornell''' ([[Manresa]], [[Bages]], [[1959]]), é um [[Ordem dos Frades Menores Capuchinhos|capuchinho]] e [[sacerdote]] [[Catalunha|catalão]], com o nome religioso de '''Valentí Serra de Manresa'''.


==Biografia==
==Biografia==
Nascido no seio duma família catalã tradicional de camponêses e pecuários, ingressou nos capuchinhos no ano 1980 e professou na Régua de São Francisco (30 de outubro de 1982). Quando acabou a formação inicial recebeu a ordenação sacerdotal o 31 de maio de 1987 no convento de capuchinhos de [[Arenys de Mar]]. Depois êle foi ao convento dos [[Capuchinhos de Sarrià]], onde mora atualmente. Doutorou-se em História na [[Universidade de Barcelona]] em 1995.
Nascido no seio de uma família catalã tradicional de camponeses e agricultores, ingressou nos capuchinhos em 1980 e professou na regra de São Francisco (30 de outubro de 1982). Quando acabou a formação inicial recebeu a ordenação sacerdotal em 31 de maio de 1987 no convento dos capuchinhos de [[Arenys de Mar]]. Depois foi para o convento dos [[Capuchinhos de Sarrià]], onde mora atualmente. Doutorou-se em História na [[Universidade de Barcelona]] em 1995.


Colaborador científico da [[Facultade de Teologia da Catalunha]] (2007), faz parte, também, do Claustro de Doutores da [[Universidade de Barcelona]] (1997). Desde o ano 1987 é o arquivero provincial dos capuchinhos e diretor da Biblioteca Hispano-Capuchinha. Correspondente em [[Barcelona]] da ''Revue d'Histoire Ecclésiastique'' (Revista de História Eclesiástica) ([[Universidade Católica de Louvain]]) e membro do conselho de redacção da revista ''Analecta Sacra Tarraconensia'' (Balmesiana), é também redator da revista de crítica bibliográfica ''Índice Histórico Español'' (Índice Histórico Espanhol), fundada no ano 1953 por [[Jaume Vicens Vives]] e editada pelo "Centro de Estudios Históricos Internacionales" (Centro de Estudos Históricos Internacionais). Colabora assíduamente co'o semanário [[Catalunya Cristiana]] (Catalunha Cristã). Tem o programa semanal "Remeis de Frare" (Remedios de Frade) em [[Ràdio Estel]] sobre as tradições de ervas medicinais em Catalunha. Desde 2015 colabora co'o ''Calendário de frei Ramon, ermitão dos Pireneus'', que é muito popular em Catalunha.<ref>Esta é a página web: http://www.calendariermita.cat {{ca}}</ref> Ele tem tambén a seção ''L'hortet del frare'' (o hortinho do frade) no suplemento agrário do ''Diari de Girona''.
Colaborador científico da [[Facultade de Teologia da Catalunha]] (2007), faz parte, também, do Claustro de Doutores da [[Universidade de Barcelona]] (1997). Desde o ano 1987 é o arquivero provincial dos capuchinhos e diretor da Biblioteca Hispano-Capuchinha. Correspondente em [[Barcelona]] da ''Revue d'Histoire Ecclésiastique'' (Revista de História Eclesiástica) ([[Universidade Católica de Louvain]]) e membro do conselho de redacção da revista ''Analecta Sacra Tarraconensia'' (Balmesiana), é também redator da revista de crítica bibliográfica ''Índice Histórico Español'' (Índice Histórico Espanhol), fundada no ano 1953 por [[Jaume Vicens Vives]] e editada pelo "Centro de Estudios Históricos Internacionales" (Centro de Estudos Históricos Internacionais). Colabora assíduamente com o semanário [[Catalunya Cristiana]] (Catalunha Cristã). Tem o programa semanal "Remeis de Frare" (Remédios de Frade) na [[Rádio Estel]] sobre as tradições de ervas medicinais na Catalunha. Desde 2015 colabora com o ''Calendário de frei Ramon, ermitão dos Pirenéus'', que é muito popular na Catalunha.<ref>http://www.calendariermita.cat {{ca}}</ref> Tem também a seção ''L'hortet del frare'' (o hortinho do frade) no suplemento agrário do ''Diari de Girona''.


==Investigação==
==Investigação==

Revisão das 18h23min de 31 de janeiro de 2017

Ficheiro:Valentí Serra de Manresa.jpg
Frei Valentí Serra de Manresa
Frontispício da Bibliografia de Frei Valentí Serra de Manresa
Ficheiro:Fra Valentí Serra de Manresa.jpg
Frei Valentí Serra de Manresa rodeado de ervas medicinais

Valentí Serra i Fornell (Manresa, Bages, 1959), é um capuchinho e sacerdote catalão, com o nome religioso de Valentí Serra de Manresa.

Biografia

Nascido no seio de uma família catalã tradicional de camponeses e agricultores, ingressou nos capuchinhos em 1980 e professou na regra de São Francisco (30 de outubro de 1982). Quando acabou a formação inicial recebeu a ordenação sacerdotal em 31 de maio de 1987 no convento dos capuchinhos de Arenys de Mar. Depois foi para o convento dos Capuchinhos de Sarrià, onde mora atualmente. Doutorou-se em História na Universidade de Barcelona em 1995.

Colaborador científico da Facultade de Teologia da Catalunha (2007), faz parte, também, do Claustro de Doutores da Universidade de Barcelona (1997). Desde o ano 1987 é o arquivero provincial dos capuchinhos e diretor da Biblioteca Hispano-Capuchinha. Correspondente em Barcelona da Revue d'Histoire Ecclésiastique (Revista de História Eclesiástica) (Universidade Católica de Louvain) e membro do conselho de redacção da revista Analecta Sacra Tarraconensia (Balmesiana), é também redator da revista de crítica bibliográfica Índice Histórico Español (Índice Histórico Espanhol), fundada no ano 1953 por Jaume Vicens Vives e editada pelo "Centro de Estudios Históricos Internacionales" (Centro de Estudos Históricos Internacionais). Colabora assíduamente com o semanário Catalunya Cristiana (Catalunha Cristã). Tem o programa semanal "Remeis de Frare" (Remédios de Frade) na Rádio Estel sobre as tradições de ervas medicinais na Catalunha. Desde 2015 colabora com o Calendário de frei Ramon, ermitão dos Pirenéus, que é muito popular na Catalunha.[1] Tem também a seção L'hortet del frare (o hortinho do frade) no suplemento agrário do Diari de Girona.

Investigação

Tem pesquisado com metodologia crítica a história institucional dos frades menores capuchinhos de Catalunha desde o advento borbónico (1700) até o estouro da Guerra Civil espanhola (1936); a das clarisas-capuchinhas desde a sua fundação em Catalunha (1599) até o fim da Guerra civil espanhola (1939). Também tem pesquisado a evolução dos leigos franciscano vinculados aos capuchinhos no período contemporâneo (1883-1957) e a história missionária dos capuchinhos catalães em ultramar (1680-1989). Estas investigações ocupam nove volumes da Colecção São Paciano que edita a Faculdade de Teologia de Catalunha. Atualmente investiga a aportação dos capuchinhos catalães à tradição popular e religiosa de Catalunha: as representações do nascimento de Cristo e as devoções populares; a cozinha conventual[2] e as ervas medicinais;[3] a horticultura e jardinagem dos frades.[4]

Os trabalhos restantes, as colaborações em obras coletivas, prólogos, artigos científicos e de divulgação e inclusive, participação em congressos entre 1982 e 2007 estam recolhidos na obra Bibliografia de fra Valentí Serra de Manresa, OFMCap. (anys 1982-2007). Noces d'argent (em catalão) (Bibliografia de frei Valentí Serra de Manresa, OFMCap. (anos 1982-2007). Bodas de prata), a cargo do Dr. Joan Ferrer i Costa e de Núria Ferret i Canale O.Virg. (Barcelona 2007).

Publicações principais

  • Els caputxins de Catalunya, de l'adveniment borbònic a la invasió napoleònica: vida quotidiana i institucional, actituds, mentalitat, cultura (1700-1814), Barcelona, 1996. (em catalão)
  • Els framenors caputxins a la Catalunya del segle XIX. Represa conventual, exclaustracions i restauració (1814-1900), Barcelona, 1998. (em catalão)
  • La Província de framenors caputxins de Catalunya: de la restauració provincial a l'esclat de la guerra civil (1900-1936), Barcelona, 2000. (em catalão)
  • Les clarisses-caputxines a Catalunya i Mallorca: de la fundació a la guerra civil (1599-1939), Barcelona, 2002. (em catalão)
  • El Terç Orde dels Caputxins. Aportacions del laïcat franciscà a la història contemporània de Catalunya (1883-1957), Barcelona, 2004. (em catalão)
  • Tres segles de vida missionera: la projecció pastoral "ad gentes" dels framenors caputxins de Catalunya (1680-1989), Barcelona, 2006. (em catalão)
  • El cardenal Vives i l'Església del seu temps, Museu-Arxiu Vives i Tutó, Sant Andreu de Llavaneres, 2007. (em catalão)
  • Aportació dels framenors caputxins a la cultura catalana: des de la fundació a la guerra civil (1578-1936), Barcelona, Facultat de Teologia de Catalunya, 2008 (Col·lectània Sant Pacià, 92). (em catalão)
  • Els caputxins i el pessebre, Barcelona, El Bou i la Mula, 2009. (em catalão)
  • Cuina caputxina. Les pitances dels frares, Barcelona, Ed. Mediterrània, 2010. (em catalão)
  • Pompeia. Orígens històrics d'un projecte agosarat, Barcelona, Ed. Mediterrània, 2010. (em catalão)
  • El caputxí Joaquim M. de Llavaneres (1852-1923). Semblança biogràfica i projecció internacional, Sant Andreu de Llavaneres, Museu-Arxiu Vives i Tutó, 2011. (em catalão)
  • Els caputxins i les herbes remeieres, Barcelona, Ed. Mediterrània 2011. (em catalão)
  • La predicació dels framenors caputxins: des de l'arribada a Catalunya al concili Vaticà II (1578-1965), Barcelona, Facultat de Teologia de Catalunya, 2012(Col·lectània Sant Pacià, 100). (em catalão)
  • Pócimas de capuchino. Hierbas y recetas conventuales, Barcelona, Editorial Mediterrània, 2013. (em castelhano)
  • Hortalisses i flors remeieres. Les herbes santes dels caputxins, Barcelona, Editorial Mediterrània, 2014. (em catalão)
  • Els frares caputxins de Catalunya: de la Segona República a la postguerra (1931-1942), Barcelona, Facultat de Teologia de Catalunya, 2014. (em catalão)
  • La parròquia de Sant Joan de la Creu. L’acció pastoral dels caputxins al barri del Peu del Funicular de Vallvidrera (Barcelona, 1950-2015). Fotos de Joan Devesa. Prólogo de Conrad J. Martí. Barcelona, Editorial Mediterrània, 2015. (em catalão)
  • Cocinar en tiempos de crisis. Recetas frailunas y guisados populares. (Colección El Ermitaño, 1), Barcelona, Edicions Morera, 2015. (em castelhano)
  • Cuinar en temps de crisi. Receptes de frare i guisats populars. (Col·lecció l’Ermità, 1), Barcelona, Edicions Morera, 2015. (em catalão)
  • La huerta de San Francisco. Horticultura y floricultura capuchina, Barcelona, Editorial Mediterrània. 2016.(em castelhano)
  • Tornar als remeis de sempre. Pocions, ungüents i herbes medicinals. (Col·lecció l’Ermità, 4), Barcelona. Edicions Morera, 2017. (em catalão)
Em preparação
  • El huerto medicinal. Sabiduría capuchina de la A a la Z. Barcelona: Editorial Mediterrània. (em castelhano)

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Valentí Serra de Manresa

Generais

Biográficos

Investigação

Ervas medicinais

Referências