Saltar para o conteúdo

Indústria petroquímica: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Foram revertidas as edições de 179.252.41.198 (usando Huggle) (3.1.22)
Linha 1: Linha 1:
{{Portal-química}}
{{Portal-química}}
A '''petroquímica''' é a atividade industrial de produção de derivados de [[petróleo]], normalmente a partir da separação dos componentes do petróleo por [[destilação]]. A indústria de plástico, chamada de indústria da 3ª geração, é também uma indústria petroquímica pois recorre ao petróleo e seus gases para fabrico de produtos. Os países com indústrias petroquímicas de maior porte são os Estados Unidos, o Canadá, as principais potências europeias, a China e o Japão.
A '''petroquímica''' é a atividade industrial de produção de derivados de [[petróleo]], normalmente a partir da separação dos componentes do petróleo por [[destilação]]. A indústria de plástico, chamada de indústria da 3ª geração, é também uma indústria petroquímica pois recorre ao petróleo e seus gases para fabricação de produtos. Os países com indústrias petroquímicas de maior porte são os Estados Unidos, o Canadá, as principais potências europeias, a China e o Japão.


==No Brasil==
==No Brasil==

Revisão das 19h26min de 15 de agosto de 2017

Predefinição:Portal-química A petroquímica é a atividade industrial de produção de derivados de petróleo, normalmente a partir da separação dos componentes do petróleo por destilação. A indústria de plástico, chamada de indústria da 3ª geração, é também uma indústria petroquímica pois recorre ao petróleo e seus gases para fabricação de produtos. Os países com indústrias petroquímicas de maior porte são os Estados Unidos, o Canadá, as principais potências europeias, a China e o Japão.

No Brasil

No Brasil, o petróleo é encontrado em águas oceânicas profundas, o que encarece a sua extração. O maior estado produtor é o Rio de Janeiro, na Bacia de Campos, cuja contribuição é de quase 75%. A cidade-base de exploração desse mineral é Macaé. A petroquímica cresceu muito nesse último século, com a necessidade de fins mais lucrativos para diversos produtos, como por exemplo o algodão, o marfim, a madeira, etc.

Em 2016, as nove principais petroquímicas brasileiras faturaram mais de 15 bilhões de dólares, sendo que somente a Braskem faturou U$ 8.956,20 e teve um lucro de U$ 1.049,40[1]..

Ver também

Ligações externas

Wikilivros
Wikilivros
O Wikilivros tem mais informações sobre Indústria petroquímica
  1. «Ranking do setor química e petroquímica de controle brasileiro em 2016». Revista Exame. Consultado em 17 de fevereiro de 2017