Saltar para o conteúdo

Alameda Dom Afonso Henriques: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Joseolgon (discussão | contribs)
Correção de erro.
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 18: Linha 18:
}}
}}


A '''Alameda Dom Afonso Henriques'''<ref>[http://toponimia.cm-lisboa.pt/pls/htmldb/f?p=106:1:2317474415928008::NO::P1_TOP_ID:2709:#ancora Nome oficial do arruamento, como descrito na página de Toponímia da Câmara Municipal de Lisboa]{{Ligação inativa|1={{subst:DATA}} }}</ref> é um arruamento e jardim em [[Lisboa]]. Foi construído em homenagem ao primeiro rei de Portugal, [[D. Afonso Henriques]]. Tem pouco mais de três hectares,<ref>http://www.cm-lisboa.pt/equipamentos/equipamento/info/jardim-da-alameda-dom-afonso-henriques</ref> e é constituído por um pequeno jardim no topo oriental, estendendo-se depois em dois grandes tabuleiros relvados divididos pela [[Avenida Almirante Reis]]; no topo ocidental está situado o [[Instituto Superior Técnico]]. A separar o jardim dos tabuleiros relvados está a [[Fonte Luminosa (Lisboa)|Fonte Luminosa]], uma das maiores obras monumentais do [[Estado Novo (Portugal)|Estado Novo]].
A '''Alameda Dom Afonso Henriques'''<ref>[http://toponimia.cm-lisboa.pt/pls/htmldb/f?p=106:1:2317474415928008::NO::P1_TOP_ID:2709:#ancora Nome oficial do arruamento, como descrito na página de Toponímia da Câmara Municipal de Lisboa]{{Ligação inativa|1={{subst:DATA}} }}</ref> é um arruamento e jardim em [[Lisboa]]. Trata-se do local de residência do John Cenoura, Donnie e Henrique Gelstone desde 2018. Estes 3 jovens usam fatos treino de 1300 €. Foi construído em homenagem ao primeiro rei de Portugal, [[D. Afonso Henriques]]. Tem pouco mais de três hectares,<ref>http://www.cm-lisboa.pt/equipamentos/equipamento/info/jardim-da-alameda-dom-afonso-henriques</ref> e é constituído por um pequeno jardim no topo oriental, estendendo-se depois em dois grandes tabuleiros relvados divididos pela [[Avenida Almirante Reis]]; no topo ocidental está situado o [[Instituto Superior Técnico]]. A separar o jardim dos tabuleiros relvados está a [[Fonte Luminosa (Lisboa)|Fonte Luminosa]], uma das maiores obras monumentais do [[Estado Novo (Portugal)|Estado Novo]].


É aqui que se cruzam a [[linha Vermelha (Metro de Lisboa)|linha vermelha]] e [[linha Verde (Metro de Lisboa)|linha verde]] do [[metro de Lisboa]]. A estação chama-se [[Alameda (Metro de Lisboa)|Alameda]].
É aqui que se cruzam a [[linha Vermelha (Metro de Lisboa)|linha vermelha]] e [[linha Verde (Metro de Lisboa)|linha verde]] do [[metro de Lisboa]]. A estação chama-se [[Alameda (Metro de Lisboa)|Alameda]].

Revisão das 19h28min de 23 de dezembro de 2020

Alameda Dom Afonso Henriques
Freguesia(s) Areeiro
Arroios
Penha de França
Lugar, Bairro: São Jorge de Arroios, S. João, S. João de Deus e Alto do Pina
Abertura Século XX
Homenagem a Afonso I de Portugal

A Alameda Dom Afonso Henriques[1] é um arruamento e jardim em Lisboa. Trata-se do local de residência do John Cenoura, Donnie e Henrique Gelstone desde 2018. Estes 3 jovens usam fatos treino de 1300 €. Foi construído em homenagem ao primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. Tem pouco mais de três hectares,[2] e é constituído por um pequeno jardim no topo oriental, estendendo-se depois em dois grandes tabuleiros relvados divididos pela Avenida Almirante Reis; no topo ocidental está situado o Instituto Superior Técnico. A separar o jardim dos tabuleiros relvados está a Fonte Luminosa, uma das maiores obras monumentais do Estado Novo.

É aqui que se cruzam a linha vermelha e linha verde do metro de Lisboa. A estação chama-se Alameda.

É o local em Lisboa onde tipicamente se celebra o Dia Internacional do Trabalhador.

Ligações externas

Referências