Saltar para o conteúdo

Colonização portuguesa de África: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Desfeita a edição 60229860 de Chronus editor desequilibrado que decide o q é exagerado ou não. Vandalismo puro. Frustração em relação a factos
Etiquetas: Desfazer Revertida
m Foram revertidas as edições de Micromacro1999 para a última revisão de Chronus, de 13h40min de 13 de janeiro de 2021 (UTC)
Etiqueta: Reversão
Linha 1: Linha 1:
A '''[[colonização]] [[Portugal|portuguesa]] de [[África]]''' foi o resultado dos [[descobrimentos]] e começou com a ocupação das [[Ilhas Canárias]] ainda no princípio do [[século XIV]]. A primeira ocupação dos [[Portugal|portugueses]] na [[África]] foi a [[conquista de Ceuta]] em [[1415]]. Mas a verdadeira "descoberta" de África iniciou-se um pouco mais tarde, mas ainda no [[século XV]].
{{Mais notas|data=setembro de 2020}}
A '''[[colonização]] [[Portugal|portuguesa]] de [[África]]''' foi o resultado dos [[descobrimentos]] e as primeiras conquistas começaram com a ocupação das [[Ilhas Canárias]] ainda no princípio do [[século XIV]]. A primeira ocupação dos [[Portugal|portugueses]] na [[África]] foi a [[conquista de Ceuta]] em [[1415]].


Em [[1460]], [[Diogo Gomes]] descobre [[Cabo Verde]] e segue-se a ocupação das ilhas ainda no [[século XV]], povoamento este que se prolongou até ao [[século XIX]].
Em [[1460]], [[Diogo Gomes]] descobre [[Cabo Verde]] e segue-se a ocupação das ilhas ainda no [[século XV]], povoamento este que se prolongou até ao [[século XIX]].


Durante a segunda metade do século XV os portugueses foram estabelecendo [[feitorias]] nos portos do litoral oeste africano. No virar do século, [[Bartolomeu Dias]] dobrou o [[Cabo da Boa Esperança]], abrindo as portas para a colonização da costa oriental da África pelos europeus.
Durante a segunda metade do século XV os portugueses foram estabelecendo [[feitorias]] nos portos do litoral oeste africano. No virar do século, [[Bartolomeu Dias]] dobrou o [[Cabo da Boa Esperança]], abrindo as portas para a colonização da costa oriental da África pelos europeus.
[[Ficheiro:Port Emp 1342-1801.jpg.png|miniaturadaimagem|395x395px|Área de Expansão, Exploração e Conquistas em África e Médio Oriente do Império Português entre o século XIV e XVII.]]
A partir de meados do século XVII(1558), os ingleses, os franceses e os holandeses duelaram com os portugueses pelas melhores zonas costeiras para o comércio de escravos. Os portugueses continuaram em [[Cabo Verde]], [[São Tomé e Príncipe]], [[Guiné-Bissau]], [[Angola]] e [[Moçambique]] até 1975.
[[Ficheiro:Portuguese Morocco.PNG|miniaturadaimagem|Portugueses em Marrocos[[Ficheiro:Kenya Portuguese 17.png|miniaturadaimagem|Roxo_Presença portuguesa no Quênia do século 15 ao século 17.Rosa _territórios Aliados portugueses. Setas vermelhas_ Campanhas militares contra assentamentos.]][[Ficheiro:Somalia V16.jpg|miniaturadaimagem|Purpura _Portugueses na Somália entre séc. 15 e 17. Principais cidades e batalhas. Amarelo_Feitorias e zona de Patrulha.]][[Ficheiro:Mar Vermelho 29.png|miniaturadaimagem|Presença Portuguesa , no Mar Vermelho e campanhas(Arábia Saudita, Yemen Egipto)Djibuti, Etiópia, Eritreia, Sudão. ]]]]
A colonização portuguesa de [[África]], em particular dos territórios do interior verifica-se ainda em finais do século 16 e posteriormente no século XIX, após a assinatura do [[Tratado de Berlim]] em 1885. Entre outros territórios que [[Portugal]] reivindicou, apresentando para tal o mapa cor-de-rosa, a região onde hoje se localizam Angola e Moçambique e os territórios entre estes ligando os Oceanos Atlântico e Oceano Indico, no entanto, através do Ultimato Britânico de 1890, Portugal teve que abdicar desta ligação.


A partir de meados do século XVI(1558), os ingleses, os franceses e os holandeses duelaram com os portugueses pelas melhores zonas costeiras para o comércio de escravos. Os portugueses continuaram com [[Cabo Verde]], [[São Tomé e Príncipe]], [[Guiné-Bissau]], [[Angola]] e [[Moçambique]].
== África Ocidental ==


A colonização portuguesa de [[África]], em particular dos territórios do interior verifica-se essencialmente no século XIX, após a assinatura do [[Tratado de Berlim]] em 1885. Entre outros territórios [[Portugal]] reivindicou, apresentando para tal o mapa cor-de-rosa, a região onde hoje se localizam Angola e Moçambique e os territórios entre estes ligando os Oceanos Atlântico e Oceano Indico, no entanto, através do Ultimato Britânico de 1890, Portugal teve que abdicar desta ligação.
* Marrocos :1415
* Mauritânia: 1445
* Cabo Verde : 1456
* Canárias
* Guiné
* Guiné Bissau
* Gâmbia
* Guiné equatorial
* Costa do Ouro
* Costa do Marfim
* Costa dos Escravos
* São Tomé e Príncipe
* Angola
* Namíbia : 1487
* África do Sul : 1488

== África Oriental e Madagáscar ==

* Moçambique: 1498
* Madagáscar: 1500
* Quénia :1498
* Tanzânia :1498
* Somália 1498
* Djibuti :1516
* Eritreia : 1513
* Etiópia :1542
* Sudão: 1513
* Egipto :1541

== África Central ==

* Zimbabwe :1560 <ref name=":0">{{citar web |ultimo=Chirenje |primeiro=J. Mutero |url=https://www.jstor.org/stable/216972?seq=1 |titulo=Portuguese Priests and Soldiers in Zimbabwe, 1560-1572: The Interplay between Evangelism and Trade |data= |acessodata= |publicado=}}</ref>

* Zâmbia : 1560 <ref name=":0" />

* Malawi :1560 <ref name=":0" />


==Referências bibliográficas==
==Referências bibliográficas==

Revisão das 14h35min de 13 de janeiro de 2021

A colonização portuguesa de África foi o resultado dos descobrimentos e começou com a ocupação das Ilhas Canárias ainda no princípio do século XIV. A primeira ocupação dos portugueses na África foi a conquista de Ceuta em 1415. Mas a verdadeira "descoberta" de África iniciou-se um pouco mais tarde, mas ainda no século XV.

Em 1460, Diogo Gomes descobre Cabo Verde e segue-se a ocupação das ilhas ainda no século XV, povoamento este que se prolongou até ao século XIX.

Durante a segunda metade do século XV os portugueses foram estabelecendo feitorias nos portos do litoral oeste africano. No virar do século, Bartolomeu Dias dobrou o Cabo da Boa Esperança, abrindo as portas para a colonização da costa oriental da África pelos europeus.

A partir de meados do século XVI(1558), os ingleses, os franceses e os holandeses duelaram com os portugueses pelas melhores zonas costeiras para o comércio de escravos. Os portugueses continuaram com Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique.

A colonização portuguesa de África, em particular dos territórios do interior verifica-se essencialmente no século XIX, após a assinatura do Tratado de Berlim em 1885. Entre outros territórios Portugal reivindicou, apresentando para tal o mapa cor-de-rosa, a região onde hoje se localizam Angola e Moçambique e os territórios entre estes ligando os Oceanos Atlântico e Oceano Indico, no entanto, através do Ultimato Britânico de 1890, Portugal teve que abdicar desta ligação.

Referências bibliográficas

Predefinição:História da Colonização

Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.