Saltar para o conteúdo

Jardim Santo André: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Dela T (discussão | contribs)
Desfeita a edição 61041110 de Pgnm
Etiquetas: Desfazer Revertida
Desfeita a edição 61050059 de Dela T (sem fontes, 2° aviso, se fizer de novo vou pedir seu bloqueio).
Etiquetas: Desfazer Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel Edição móvel avançada
Linha 8: Linha 8:
== Atualmente ==
== Atualmente ==
Atualmente, o Jardim Santo André sofreu uma série de mudanças.
Atualmente, o Jardim Santo André sofreu uma série de mudanças.

Estima-se que haja na região de 100 a 660 mil moradores.


As principais avenidas são Miguel Ferreira de Melo e Sertanistas. E a Nova Trabalhadores - Jacu Pêssego que tem acesso na Avenida Sapopemba, na entrada do bairro.
As principais avenidas são Miguel Ferreira de Melo e Sertanistas. E a Nova Trabalhadores - Jacu Pêssego que tem acesso na Avenida Sapopemba, na entrada do bairro.

Revisão das 02h10min de 1 de maio de 2021

Jardim Santo André é um bairro do distrito de Parque São Rafael, na Zona Leste de São Paulo.

História

Fundado no dia 11 de março de 1966, no começo era composto por dois loteamentos que somavam 1549 lotes sendo 38 ruas oficias. O nome do bairro foi dado pelo Doutor Antônio Fausto, que loteou o terreno na época, em homenagem à cidade de Santo André.

No começo havia apenas sete casas, era uma vila. Com o tempo trabalhadores de fábricas do ABC Paulista tiveram interesse em comprar terrenos naquele local para poderem morar e assim ficar mais perto de suas fábricas. A partir daí, o bairro foi ganhando moradores e recebendo várias melhorias, especialmente a partir da década de 70 com a primeira escola do bairro e na década de 80 quando foi criado o comércio local, especialmente com as feiras livres.

Atualmente

Atualmente, o Jardim Santo André sofreu uma série de mudanças.

Estima-se que haja na região de 100 a 660 mil moradores.

As principais avenidas são Miguel Ferreira de Melo e Sertanistas. E a Nova Trabalhadores - Jacu Pêssego que tem acesso na Avenida Sapopemba, na entrada do bairro.

Conta com 7 linhas de ônibus que ligam ao Terminal São Mateus, Metrô Itaquera, Metrô Carrão e São Mateus. Conta também com várias escolas públicas e particulares e posto de saúde.

O bairro também é subdividido em outras áreas como Parque das Flores e o Morro do Sabão.

Parque das Flores e Jardim Santo André

São as duas areas mais carentes do Jardim Santo André.

Elas ficam ao sul do bairro. A parte mais baixa é denominada Parque das Flores e atualmente conta com uma escola que trouxe vários benefícios para a região. A parte mais alta é denominada Morro do Sabão, em referência, segundo o imaginário popular, a uma área antes ocupada por árvores e animais como cobras, sapos e lagartos.

Porém, com o passar do tempo, várias pessoas sem condições financeiras se apossaram das terras do morro. A ocupação foi legalizada pelo prefeito Celso Pitta. A partir de então, houve o avanço do desmatamento, deixando o solo sensível. Quando chovia a terra ficava lisa, daí outra versão para o Morro do Sabão. Diversas ruas do local foram asfaltadas, sanando parte do problema da infraestrutura do bairro. Outro avanço teria sido a extensão do saneamento básico e fornecimento de energia elétrica. Na sua formação inicial, o Morro do Sabão era suprido apenas por um transformador de energia e com isso ocorriam várias quedas de energia.

Morro do Cruzeiro

É uma área da Mata Atlântica que pertence à cidade de São Paulo e localiza-se entre os bairros São Mateus e Cidade Tiradentes, na divisa com o município de Mauá. Morro do Cruzeiro ganha poesia de escritor da Região, Trata-se do escritor, poeta e professor Germano Gonçalves morador do bairro Pq. São Rafael, no Distrito de São Rafael. Confira a poesia. MORRO DO CRUZEIRO. Por: Germano Gonçalves. ©

Perto do morro Onde quero ficar. Tua grandeza faz parte do povo Do teu chão nasce vida Da tua imensidão plantação.

Perto do morro Onde quero estar. Lá de o alto cultivar Teu encanto e tua magia Semear a tua terra.

Perto do morro Quero vivenciar. Tua beleza. Tua firmeza. A grandeza de tuas rochas.

Entre todos os montes Tu És a maior fortaleza Maravilha da natureza Entre as montanhas, colinas e outeiros. Tu és o morro do cruzeiro.

O ponto mais alto fica no Jardim Santo André com cerca de 990 metros de altitude sendo o segundo ponto mais alto de São Paulo, atrás apenas do Pico do Jaraguá. É visível em várias áreas da zona leste e altitude também possibilita a observação de toda a Zona Leste e partes das outras áreas de São Paulo e ABC.

É nessa região que abrange as cabeceiras dos rios Aricanduva e Itaquera.

Conta-se que um avião caiu no Morro do Cruzeiro, antes do nome. Um dos passageiros era um padre. Em homenagem às vítimas e ao padre, foram colocadas várias cruzes, o que acabou dando nome ao lugar.

1° de Maio

O bairro também conta com clubes de futebol que sempre reúnem-se para jogar no Campo do 1º de Maio aos domingos. O mais famoso é o Clube 1° de Maio, fundado em 1975, que chegou a ser o melhor time de São Mateus e participou do Desafio ao Galo. Além disso,o clube tem participações em alguns campeonatos de nome como a Copa Kaiser.

POESIA

MORRO DO CRUZEIRO.

Por: Germano Gonçalves. ©

Perto do morro

Onde quero ficar.

Tua grandeza faz parte do povo

Do teu chão nasce vida

Da tua imensidão plantação.

Perto do morro

Onde quero estar.

Lá de o alto cultivar

Teu encanto e tua magia

Semear a tua terra.

Perto do morro

Quero vivenciar.

Tua beleza.

Tua firmeza.

A grandeza de tuas rochas.

Entre todos os montes

Tu És a maior fortaleza

Maravilha da natureza

Entre as montanhas, colinas e outeiros.

Tu és o morro do cruzeiro.

Bibliografia