Shindo Renmei: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
nova página: '''Shindo Renmei''' ( liga do caminho dos súditos em japonês ) foi uma organização extremista criada no Brasil em 1942 por imigrantes japoneses que não admit...
(Sem diferenças)

Revisão das 06h52min de 12 de setembro de 2007

Shindo Renmei ( liga do caminho dos súditos em japonês ) foi uma organização extremista criada no Brasil em 1942 por imigrantes japoneses que não admitiam a derrota do império do Japão frente aos aliados na II Guerra Mundial.

Cartaz de propaganda estimulando a imigração japonesa para o Brasil

Antecedentes

Os primeiros imigrantes japoneses chegaram ao Brasil em 1908. Vinham para trabalhar principalmente na cafeicultura. A grande maioria pretendia fazer fortuna e depois para retornar ao Japão.

Nascimento

Bombardeio atômico sobre Nagasaki que determinou o fim da II Guerra Mundial

Termos

  • Kachigumi - eram aqueles que acreditavam fanaticamente na vitória do Japão. Nem todos aderiram à Shindo Renmei pois alguns eram apenas simpatizantes.
  • Makegumi - derrotistas ( também chamados de corações sujos ). Grupo que aceitou na derrota japonesa e que por isso eram considerados traidores.
  • Tokkotai - membros da organização encarregados das execuções. Eram sempre jovens, utlizavam armas de fogo e a espada katana. Não consideravam-se criminosos. Após as execuções entregavam-se expontâneamente às autoridades.

As Ações

Repressão e Término

Este foi o mais lamentável episódio da História da Imigração japonesa no Brasil.

Bibliografia

  • Corações sujos de Fernando Morais editora: Companhia das Letras, 2000.

Ligações Externas