Fuselagem: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Rei-bot (discussão | contribs)
m Bot: Desambiguação assistida: Metal (material)
Linha 2: Linha 2:


==Fuselagem de viga armada==
==Fuselagem de viga armada==
A '''fuselagem de viga armada''' é usada em [[avião|aviões]] leves. Consiste de uma estrutura de tubos de aço soldados ou rebitados, ou encastrados entre si em séries de quadros ou trângulos. Os tubos que correm ao longo da fuselagem são as longarinas. As ligações entre as longarinas chamam-se tirantes. As cérceas e as réguas dão a forma aerodinâmica à fuselagem. O cavername ganha então forma com o revestimento final externo, que pode ser de alumínio, de magnésio, plástico moldado ou fibra de vidro. Se for de tela, o revestimento é pintado com dope para endurecer e impermeabilizar.
[[Imagem:Tipo se fuselajes.JPG|thumb|500px|right|<center>'''Tipos de fuselagens :'''<center>'''1''' - para vôo [[Velocidade subsónica|subsônico]] '''2''' - para vôo [[Velocidade supersónica|supersônico]] '''3''' - para vôo subsônico e grande capacidade de carga '''4''' - para vôo supersônico e alta capacidade de manobra '''5''' - [[Hidroavião]] '''6''' - para vôo [[Escoamento hipersônico|hiperpersônico]].]]A '''fuselagem de viga armada''' é usada em [[avião|aviões]] leves. Consiste de uma estrutura de tubos de aço soldados ou rebitados, ou encastrados entre si em séries de quadros ou trângulos. Os tubos que correm ao longo da fuselagem são as longarinas. As ligações entre as longarinas chamam-se tirantes. As cérceas e as réguas dão a forma aerodinâmica à fuselagem. O cavername ganha então forma com o revestimento final externo, que pode ser de alumínio, de magnésio, plástico moldado ou fibra de vidro. Se for de tela, o revestimento é pintado com dope para endurecer e impermeabilizar.





Revisão das 16h42min de 13 de dezembro de 2007

A fuselagem é a camada de protecção exterior de uma estrutura, geralmente de metal. O nome vem da palavra francesa "fuselé", que significa forma aerodinâmica. Existem dois tipos principais de fuselagens: de casco ou de viga armada.

Fuselagem de viga armada

Tipos de fuselagens :
1 - para vôo subsônico 2 - para vôo supersônico 3 - para vôo subsônico e grande capacidade de carga 4 - para vôo supersônico e alta capacidade de manobra 5 - Hidroavião 6 - para vôo hiperpersônico.

A fuselagem de viga armada é usada em aviões leves. Consiste de uma estrutura de tubos de aço soldados ou rebitados, ou encastrados entre si em séries de quadros ou trângulos. Os tubos que correm ao longo da fuselagem são as longarinas. As ligações entre as longarinas chamam-se tirantes. As cérceas e as réguas dão a forma aerodinâmica à fuselagem. O cavername ganha então forma com o revestimento final externo, que pode ser de alumínio, de magnésio, plástico moldado ou fibra de vidro. Se for de tela, o revestimento é pintado com dope para endurecer e impermeabilizar.


Fuselagem de casco

Na fuselagem do tipo casco é o casco que suporta todo ou parte do esforço no aeroplano. O casco é usualmente construído de alumínio.

Há duas variantes: Monocoque e semimonocoque. Na fuselagem monocoque o casco é essencialmente uma fina parede tubular que suporta todos os esforços. Monocoque é uma palavra francesa que significa "single shell. " Mais comum é a semimonocoque. Este casco é reforçado por longarinas. Aneis, cérceas e tabiques dão forma ao casco.