Linha de Limite Norte: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Nallimbot (discussão | contribs)
m Bot: Modificando: ko:황해 북방한계선
m AO
Linha 1: Linha 1:
A '''Linha de Limite Norte''' ('''LLN''') é uma contestada linha de demarcação marítima no [[Mar Amarelo]] entre [[Coréia do Norte]] e [[Coréia do Sul]].
A '''Linha de Limite Norte''' ('''LLN''') é uma contestada linha de demarcação marítima no [[Mar Amarelo]] entre [[Coreia do Norte]] e [[Coreia do Sul]].


Foi estabelecida unilateralmente pelas forças militares das [[Nações Unidas]] lideradas pelos [[Estados Unidos|EUA]] em [[agosto]] de [[1953]], após o Comando Militar da ONU e a Coréia do Norte não terem conseguido chegar a um acordo. A linha não é reconhecida oficialmente pela Coréia do Norte. Em particular, não está incluída no Acordo de Armistício de 1953 entre os dois estados.
Foi estabelecida unilateralmente pelas forças militares das [[Nações Unidas]] lideradas pelos [[Estados Unidos|EUA]] em agosto de [[1953]], após o Comando Militar da ONU e a Coreia do Norte não terem conseguido chegar a um acordo. A linha não é reconhecida oficialmente pela Coreia do Norte. Em particular, não está incluída no Acordo de Armistício de 1953 entre os dois estados.


A linha corre entre a porção continental da Província de [[Gyeonggi]] — que tinha sido parte da [[Hwanghae]] antes de 1945 — e as ilhas ''off-shore'' adjacentes, a maior delas sendo [[Baengnyeong]]. Como um resultado, a porção continental voltou ao controle norte-coreano, enquanto as ilhas permaneceram como parte da Coréia do Sul. Desde [[1999]], a Coréia do Norte reinvidica uma linha de demarcação militar marítima mais ao sul, que faria das ilhas uma parte da Coréia do Norte também.
A linha corre entre a porção continental da Província de [[Gyeonggi]] — que tinha sido parte da [[Hwanghae]] antes de 1945 — e as ilhas ''off-shore'' adjacentes, a maior delas sendo [[Baengnyeong]]. Como um resultado, a porção continental voltou ao controle norte-coreano, enquanto as ilhas permaneceram como parte da Coreia do Sul. Desde [[1999]], a Coreia do Norte reivindica uma linha de demarcação militar marítima mais ao sul, que faria das ilhas uma parte da Coreia do Norte também.


Rixas entre navios das Coréias do Norte e do Sul muitas vezes ocorrem nessa área, e essa questão surge periodicamente durante suas conversações.
Rixas entre navios das Coreias do Norte e do Sul muitas vezes ocorrem nessa área, e essa questão surge periodicamente durante suas conversações.


[[Categoria:Zona desmilitarizada da Coréia]]
[[Categoria:Zona desmilitarizada da Coreia]]


[[en:Northern Limit Line]]
[[en:Northern Limit Line]]

Revisão das 18h25min de 27 de janeiro de 2009

A Linha de Limite Norte (LLN) é uma contestada linha de demarcação marítima no Mar Amarelo entre Coreia do Norte e Coreia do Sul.

Foi estabelecida unilateralmente pelas forças militares das Nações Unidas lideradas pelos EUA em agosto de 1953, após o Comando Militar da ONU e a Coreia do Norte não terem conseguido chegar a um acordo. A linha não é reconhecida oficialmente pela Coreia do Norte. Em particular, não está incluída no Acordo de Armistício de 1953 entre os dois estados.

A linha corre entre a porção continental da Província de Gyeonggi — que tinha sido parte da Hwanghae antes de 1945 — e as ilhas off-shore adjacentes, a maior delas sendo Baengnyeong. Como um resultado, a porção continental voltou ao controle norte-coreano, enquanto as ilhas permaneceram como parte da Coreia do Sul. Desde 1999, a Coreia do Norte reivindica uma linha de demarcação militar marítima mais ao sul, que faria das ilhas uma parte da Coreia do Norte também.

Rixas entre navios das Coreias do Norte e do Sul muitas vezes ocorrem nessa área, e essa questão surge periodicamente durante suas conversações.