Boa Vista (Leiria): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 27: Linha 27:


}}
}}
A '''Boa Vista''' é uma [[Lista de freguesias portuguesas|freguesia]] [[Portugal|portuguesa]] do [[lista de municípios portugueses|concelho]] de [[Leiria]], com 8,99 km² de área e 2 461 habitantes ([[2007]]). Densidade: 214,2 hab/km².
A '''BoaVista''' é uma [[Lista de freguesias portuguesas|freguesia]] [[Portugal|portuguesa]] do [[lista de municípios portugueses|concelho]] de [[Leiria]], com 8,99 km² de área e 2 461 habitantes ([[2007]]). Densidade: 214,2 hab/km².


'''''Localidades'''''


==Origem e História do Nome==
- Alqueidão

- Boa Vista
O seu nome primitivo era Boa Vista mas, por um fenómeno de aglutinação, houve uma evolução natural que culminou em Boavista. Sobre a origem do topónimo apenas se pode conjecturar, mas deve-se filiar no panorama proporcionado por esta povoação relativamente aos seus arredores. Mas há quem avente uma hipótese inversa e perfeitamente plausível: a povoação, por se ver bem dos montes em seu redor, oferecia aos seus observadores distantes uma deliciosa paisagem, ou seja uma boa vista.
- Cova das Faias

- Fonte Oleiro

- Machados
==História==
- Murtórios

Desta freguesia da Boavista, não são conhecidos feitos históricos de antiguidade já que a fundação da laboriosa aldeia que lhe daria o nome, deve remontar a meados do [[século XIX]].
Crê-se que nessa época ter-se-ão aqui fixado uns marchantes de gado, que ficaram conhecidos como “Os Moços das Vacadas”, os quais instalaram casas comerciais. Pela mesma altura e na sequência da abertura da antiga estrada real que ligava o [[Porto]] a [[Lisboa]] construíram-se estalagens para apoio dos viajantes e negociantes que de norte se dirigiam para as feiras do sul e vice-versa.

Freguesia em 28 de Janeiro de [[1928]], com 200 fogos, sob a protecção de N. Sra das Dores, ocupa uma área desanexada das freguesias de [[Pousos]], [[Marrazes]] e [[Colmeias (Leiria)|Colmeias]], só foi criada como paróquia a 29 de Janeiro de [[1946]]. A congrua, paga em géneros, foi fixada num alqueire de cereal por cada fogo e ½ alqueire por cada ½ fogo, nunca inferior a 300 alqueires de cereal, 70 litros de azeite e 30 medidas de vinho. Da congrua faziam também parte os emolumentos-

Esta freguesia é atravessada pela antiga estrada real, hoje desvio da Estrada Nacional N.º 1, e pela auto-estrada Lisboa-Porto e está rodeada de perto pelo [[Pinhal do Rei]] e mais distante pelos contrafortes da [[Serra do Branco]] e da [[Serra de Aire]].


==Localidades==

*[[Alqueidão]]
*[[Boa Vista]]
*[[Cova das Faias]]
*[[Fonte Oleiro]]
*[[Machados]]
*[[Murtórios]]


==Eventos Culturais (Festas populares e religiosas)==

*N.S. das Dores (último Domingo de Maio)
*N.S.das Graças(3º Domingo de Julho)



{{esboço-freguesiaspt}}
{{esboço-freguesiaspt}}

Revisão das 02h01min de 15 de junho de 2009

Portugal Portugal Boa Vista 
  Freguesia  
Localização
Administração
Tipo Junta de freguesia
Características geográficas
População total (2001) 1 926 hab.
Densidade 214,2 hab./km²
Código postal Rua António Antunes Barbeiro , 2410-632 BOA VISTA
Outras informações
Orago Nossa Senhora das Dores
Sítio http://www.jf-boavista.pt
Colectividades :
G.D.R.B - Grupo Desportivo e Recreativo da Boa Vista

Rancho Típico da Boa Vista



Gastronomia:
Leitão assado à Boavista



Outros Interesses:
Parque de Merendas da Boa Vista

A BoaVista é uma freguesia portuguesa do concelho de Leiria, com 8,99 km² de área e 2 461 habitantes (2007). Densidade: 214,2 hab/km².


Origem e História do Nome

O seu nome primitivo era Boa Vista mas, por um fenómeno de aglutinação, houve uma evolução natural que culminou em Boavista. Sobre a origem do topónimo apenas se pode conjecturar, mas deve-se filiar no panorama proporcionado por esta povoação relativamente aos seus arredores. Mas há quem avente uma hipótese inversa e perfeitamente plausível: a povoação, por se ver bem dos montes em seu redor, oferecia aos seus observadores distantes uma deliciosa paisagem, ou seja uma boa vista.


História

Desta freguesia da Boavista, não são conhecidos feitos históricos de antiguidade já que a fundação da laboriosa aldeia que lhe daria o nome, deve remontar a meados do século XIX. Crê-se que nessa época ter-se-ão aqui fixado uns marchantes de gado, que ficaram conhecidos como “Os Moços das Vacadas”, os quais instalaram casas comerciais. Pela mesma altura e na sequência da abertura da antiga estrada real que ligava o Porto a Lisboa construíram-se estalagens para apoio dos viajantes e negociantes que de norte se dirigiam para as feiras do sul e vice-versa.

Freguesia em 28 de Janeiro de 1928, com 200 fogos, sob a protecção de N. Sra das Dores, ocupa uma área desanexada das freguesias de Pousos, Marrazes e Colmeias, só foi criada como paróquia a 29 de Janeiro de 1946. A congrua, paga em géneros, foi fixada num alqueire de cereal por cada fogo e ½ alqueire por cada ½ fogo, nunca inferior a 300 alqueires de cereal, 70 litros de azeite e 30 medidas de vinho. Da congrua faziam também parte os emolumentos-

Esta freguesia é atravessada pela antiga estrada real, hoje desvio da Estrada Nacional N.º 1, e pela auto-estrada Lisboa-Porto e está rodeada de perto pelo Pinhal do Rei e mais distante pelos contrafortes da Serra do Branco e da Serra de Aire.


Localidades


Eventos Culturais (Festas populares e religiosas)

  • N.S. das Dores (último Domingo de Maio)
  • N.S.das Graças(3º Domingo de Julho)


Ícone de esboço Este artigo sobre freguesias portuguesas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.