Machados

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outras cidades com este nome, veja Machado (desambiguação).
Município Machados
"capital da banana"
Bandeira desconhecida
Brasão desconhecido
Bandeira desconhecida Brasão desconhecido
Hino
Aniversário 20 de dezembro
Fundação 1963
Gentílico machadense
Prefeito(a) Argemiro Cavalcanti Pimentel (PT)
(2013–2016)
Localização
Localização  Machados
Localização Machados em Pernambuco
Machados está localizado em: Brasil
Machados
Localização Machados no Brasil
07° 41' 09" S 35° 30' 54" O07° 41' 09" S 35° 30' 54" O
Unidade federativa  Pernambuco
Mesorregião Agreste Pernambucano IBGE/2008[1]
Microrregião Médio Capibaribe IBGE/2008[1]
Municípios limítrofes São Vicente Férrer, Vicência, Bom Jardim e Orobó.
Distância até a capital 105 km
Características geográficas
Área 56,957 km² [2]
População 15 046 hab. estatísticas IBGE/2014[3]
Densidade 264,16 hab./km²
Altitude 416 m
Clima Tropical As'
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,578 baixo PNUD/2010[4]
PIB R$ 84 432 mil IBGE/2012[5]
PIB per capita R$ 5 984 23 IBGE/2012[5]
Página oficial
Prefeitura www.machados.pe.gov.br

Machados é um município brasileiro do estado de Pernambuco limita-se ao norte e a oeste com Orobó, ao sul com São Vicente Férrer, ao sudeste com Bom Jardim,e a leste com Vicência.

Agricultura[editar | editar código-fonte]

O principal meio de subsistência da cidade é a monocultura da banana, sendo quase em todo o seu território. É dos maiores produtores de banana do Brasil, por causa do seu clima frio, apesar de estar próximo aos trópicos.

Cultura e Religião[editar | editar código-fonte]

O artesanato é rico, pelas diversas peças produzidas com a palha e fibra da bananeira, são fabricados manualmente diversos modelos de caixinhas, e vários outros tipos de artefatos. A religião predominante é a Católica, onde também encontramos Envangélicos e Espíritas. A festa do padroeiro São Sebastião acontece no mês de Janeiro, sempre no último final de semana, a procissão atrai vários moradores no domingo, logo após a Missa de Encerramento inicia-se a festa pública onde no palco apresentam-se artistas regionais e nacionais. A festa hoje é associada da Igreja Católica com a Prefeitura Municipal (durante muitos anos era unicamente da Igreja). A Festa da Banana é realizada todos os anos, normalmente no mês de Novembro ou Dezembro, organizada pela Prefeitura Municipal, dura três dias e atrai milhares de pessoas.

Saúde e Educação[editar | editar código-fonte]

Possui um Hospital Municipal, vários USFs situados em diversos bairros e consultórios particulares. Na Educação regida hoje pela Secretária Graciela Gomes (Professora de Letras), detém o cuidado de muitas escolas municipais. É localizada também a Escola Severino de Andrade Guerra ESAG, escolas particulares como a Escola Pingo de Gente e o Educandário Coração Materno. A quadra municipal Alfredo Neto é o centro de confrontos esportivos, apresentações culturais e festas particulares.

História e Cronologia[editar | editar código-fonte]

Machados está situado em terras do antigo Engenho Bom Destino, que pertencia ao município de Bom Jardim. Pela proximidade ao Engenho Machado (propriedade de uma família de mesmo nome), o nosso município recebeu o nome Machados. O marco zero, localiza-se onde atualmente está edificada a Igreja Evangélica Congregacional. A primeira casa, construída por Manoel João Rodrigues do Nascimento, no ano de 1890 e, lhe serviu de residência e ponto comercial. Tal fato, despertou a atenção de outras pessoas, que começaram a construir novas casas, iniciando, assim, a Vila Machados. A partir de sua fundação o povoado cresce e é elevado a categoria de vila. Em 10 de outubro de 1917 realiza-se a primeira feira livre, que resistindo às pressões de alguns políticos da região, foi se firmando e atraindo a atenção dos comerciantes das comunidades vizinhas, que aqui instalavam suas barracas a fim de comercializarem seus produtos.

  • Lei Estadual 4994, de 20 de dezembro de 1963, Art. 1º:
Fica criado o município de Machados, desmembrado do município de Bom Jardim, cuja sede será a do atual distrito de mesmo nome, que será elevado à categoria de cidade.[6][7]
  • Decreto-lei Estadual nº 61, de 5 de agosto de 1969, Art. 7º:
Ficam transformados em termos, das comarcas a que pertencem, os seguintes distritos: ... 25 - Machados.[7][8]

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localiza-se a uma latitude 07º40'56" sul e a uma longitude 35º31'22" oeste, estando a uma altitude de 416 metros. Sua população estimada em 2010 mais de 13.000 habitantes. Possui fronteira ao norte com o Orobó dividindo assim um dos seus mais recentes e crescentes bairros "Machadinho". Localizada na PE 89, que é ligada à PE 90 ao longo do município de Limoeiro.

Hino

Olhando o teu passado Sinto o coração bater Tenho orgulho da tua história Meu amor só faz crescer Machados,terra querida Ei de amar-te até morrer.

Machados vida, amor e esperança Pra teus filhos que Deus abençoe Tuas belezas, teus montes, tuas glórias Foi Manoel João seu brilhante fundador (2x)

Esta terra tão querida Cada dia cresce mais Terra fértil e produtiva Do café, da cana e bananais Machados tuas serras Teu povo trabalhador Enobrece teus filhos queridos Com garra e amor

Machados vida, amor e esperança Pra teus filhos que Deus abençoe Tuas belezas, teus montes, tuas glórias Foi Manoel João seu brilhante fundador (2x)

Com coragem e bravura Machados caminha em paz Com riqueza e progresso A esperança se refaz Sua origem do engenho Até hoje o nome traz.

Fontes[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008. 
  2. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010. 
  3. «Estimativa Populacional 2014». Estimativa Populacional 2014. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). agosto de 2014. Consultado em 29 de agosto de 2014. 
  4. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 1 de outubro de 2013. 
  5. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2012». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2014. 
  6. Leis, Decretos e Atos do Governo do Estado do ano de 1963 - outubro/dezembro. Recife:Imprensa Oficial, 1963, p. 344.
  7. a b * Calendário Oficial de Datas Históricas dos Municípios do Interior de Pernambuco. Recife: FIAM / CEHM, 1994.
  8. D. O. E. Ano XLVI, nº 179. Recife, 06/08/1969, p. 6.502-6.503.
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Pernambuco é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.