Chave inglesa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde setembro de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Diversos tamanhos

Chave inglesa ou chave ajustável é uma ferramenta que facilita mecanicamente a aplicação do torque para girar parafusos e porcas. Tem como principal característica poder assumir diferentes tamanhos de fenda por meio da regulagem da distância das mandíbulas.

Formas e nomes[editar | editar código-fonte]

Em parte da Europa (Portugal, França, Alemanha, Espanha e Itália) e no Brasil, é denominada "chave inglesa" devido à invenção de 1842 de Richard Clyburn, um engenheiro inglês que criou uma ferramenta com característica de ajustabilidade. Tempos depois, devido a melhorias concebidas em sua versão da chave inglesa, que permitia ajustar o tamanho da fenda a partir apenas das mandibulas; a ferramenta também podia ajustar o ângulo e travar, em 22 de setembro de 1885, Enoch Harris recebeu a patente 326868[1] para sua chave inglesa, chave está que é a base das chaves inglesas atuais. Em outros países, como a Rússia, Dinamarca, Polônia e Israel, referencia-se a ferramenta como "chave sueca", devido à aquisição da patente em 1891 pelo inventor sueco Johan Petter Johansson.

Notas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre ferramentas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.