Chave inglesa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde setembro de 2015).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Diversos tamanhos

Chave inglesa ou chave ajustável é uma ferramenta que facilita mecanicamente a aplicação do torque para girar parafusos e porcas.

c

Temomo principal característica poder assumir diferentes tamanhos de fenda por meio da regulagem da distância das mandíbulas.

Formas e nomes[editar | editar código-fonte]

Em parte da Europa (Portugal, França, Alemanha, Espanha e Itália) e no Brasil, é denominada "chave inglesa" devido à invenção de 1842 de Richard Clyburn, um engenheiro inglês que criou uma ferramenta com característica de ajustabilidade. Tempos depois, devido a melhorias concebidas em sua versão da chave inglesa, que permitia ajustar o tamanho da fenda a partir apenas das mandibulas; a ferramenta também podia ajustar o ângulo e travar, em 22 de setembro de 1885, Enoch Harris recebeu a patente 326868[1] para sua chave inglesa, chave está que é a base das chaves inglesas atuais. Em outros países, como a Rússia, Dinamarca, Polônia e Israel, referencia-se a ferramenta como "chave sueca", devido à aquisição da patente em 1891 pelo inventor sueco Johan Petter Johansson.

A imagem mostra partir de baixo:

1. A primeira chave "sueca" de 1892 da empresa "Enköping Mekaniska Verkstad".

2. Chave "sueca" de 1910 melhorada.

3. Chave "sueca" de 1914

4. Chave "sueca" de 1945 com novo ângulo

5. Chave "sueca" de 1984, com melhor ergonómia.

6. Chave "sueca" de 1992

Notas[editar | editar código-fonte]

Na realidade esta chave, apesar de ser conhecida por chave inglesa, ela chama-se chave francesa pois na chave inglesa a mandíbula móvel desloca-se paralela ao cabo da ferramenta através, também, de um sistema de dentes.

Referências

2. Tekniska museet

Ícone de esboço Este artigo sobre ferramentas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.