Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Rinoceronte-de-sumatra: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bonás (discussão | contribs)
m
Bonás (discussão | contribs)
m Protegeu "Wikipedia:Artigos destacados/arquivo/Rinoceronte-de-sumatra": entrando na PP ([edit=autoconfirmed] (expira a 21h01min de 27 de agosto de 2009) [move=autoconfirmed] (expira a 21h01min de 27 de agosto de 2009))
(Sem diferenças)

Revisão das 21h01min de 23 de agosto de 2009

Rinocerontes-de-sumatra: "Emi" e o filhote de 14 meses "Harapan", Zoológico de Cincinnati, EUA.
Rinocerontes-de-sumatra: "Emi" e o filhote de 14 meses "Harapan", Zoológico de Cincinnati, EUA.

O rinoceronte-de-sumatra (nome científico: Dicerorhinus sumatrensis) é uma das cinco espécies viventes de rinocerontes da família Rhinocerotidae. É a menor das espécies de rinocerontes recentes e a que tem características mais primitivas. Como seus parentes africanos, possui dois cornos, sendo o anterior muito maior que o posterior. Apresenta uma pelagem marrom-acastanhada única entre os membros da família. Pouco se conhece a respeito de sua ecologia, comportamento e reprodução na natureza, devido a seus hábitos furtivos e noturnos e pela dificuldade de pesquisa no ambiente florestal. Entretanto, dezenas de estudos em cativeiro foram desenvolvidos para auxiliar nos programas de conservação ex situ. É a espécie que mais apresenta vocalizações.

Originalmente distribuído pelo sudeste asiático, foi dizimado em grande parte de sua área geográfica, restando apenas pequenas populações isoladas, na Indonésia e Malásia. Considerado em perigo crítico pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, sua população é de difícil determinação devido aos hábitos solitários, mas sendo estimada por volta de trezentos animais. O declínio da espécie é atribuído principalmente à caça predatória para o comércio ilegal dos cornos, que possuem um valor alto na medicina tradicional chinesa. Outros fatores incluem a perda do habitat para a agricultura, pecuária e indústria madeireira. (leia mais...)