Heterocromatina: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m
Dannsuk (discussão | contribs)
m
Linha 1: Linha 1:
[[Image:Diagram human cell nucleus.svg|thumb|350px|The nucleus of a human cell showing the location of heterochromatin]]
'''Heterocromatina''' é a parte da [[cromatina]] condensada,ou seja, inactiva.
'''Heterocromatina''' é a parte da [[cromatina]] condensada,ou seja, inactiva.



Revisão das 02h22min de 12 de maio de 2010

The nucleus of a human cell showing the location of heterochromatin

Heterocromatina é a parte da cromatina condensada,ou seja, inactiva.

Quando os cromómeros são tratados com substâncias químicas que reagem com o DNA, como o corante de Feulgen, são reveladas visualmente regiões distintas com características de coloração diferentes. As regiões densamente coradas são chamadas de heterocromatina, e as regiões pouco coradas são chamadas de eucromatina. A distinção reflecte o grau de compactação ou helicoidização do DNA no cromossoma. A heterocromatina pode ser constitutiva ou facultativa. O tipo constitutivo é uma característica permanente de um local cromossómico específico como o nome sugere, é às vezes, mas nem sempre, encontrado num local cromossómico em particular. Os padrões de heterocromatina e eucromatina ao longo de um cromossoma são bons marcadores citogenéticos.

Apresenta o material genético mais compactado e aparece com maior frequência no núcleo denso (parte mais escura da cromatina) e existe em maior quantidade em células menos activas.