TRIAC: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Links e outros ajustes (2.2) utilizando AWB
Linha 1: Linha 1:
Um '''TRIAC''' , ou '''Triode for Alternating Current''' é um [[componente eletrônico]] equivalente a dois [[SCR|retificadores controlados de silício]] (SCR/[[tiristor]]es) ligados em antiparalelo e com o terminal de disparo '''gate''' ligados juntos. Este tipo de ligação resulta em uma chave electrónica bidirecional que pode conduzir a [[corrente elétrica]] nos dois sentidos. O TRIAC faz parte da [[família]] de [[tiristores]].
Um '''TRIAC''', ou '''Triode for Alternating Current''' é um [[componente eletrônico]] equivalente a dois [[SCR|retificadores controlados de silício]] (SCR/[[tiristor]]es) ligados em antiparalelo e com o terminal de disparo '''gate''' ligados juntos. Este tipo de ligação resulta em uma chave electrónica bidirecional que pode conduzir a [[corrente elétrica]] nos dois sentidos. O TRIAC faz parte da [[família]] de [[tiristores]].


Um TRIAC pode ser disparado tanto por uma [[corrente]] positiva quanto negativa aplicada no [[terminal]] de disparo ('''gate'''). Uma vez disparado, o [[dispositivo]] continua a conduzir até que a [[corrente elétrica]] caia abaixo do valor de [[corte]], como o valor da tensão final da metade do ciclo de uma [[corrente alternada]]. Isto torna o TRIAC um conveniente dispositivo de controle para circuitos de [[corrente alternada]] ou C.A, que permite acionar grandes potências com circuitos acionados por correntes da ordem de [[ampere|miliampere]].
Um TRIAC pode ser disparado tanto por uma [[Corrente elétrica|corrente]] positiva quanto negativa aplicada no [[terminal]] de disparo ('''gate'''). Uma vez disparado, o [[dispositivo]] continua a conduzir até que a corrente elétrica caia abaixo do valor de [[corte]], como o valor da tensão final da metade do ciclo de uma [[corrente alternada]]. Isto torna o TRIAC um conveniente dispositivo de controle para circuitos de corrente alternada ou C.A, que permite acionar grandes potências com circuitos acionados por correntes da ordem de [[ampere|miliampere]].


Também podemos controlar o início da condução do dispositivo, aplicando um pulso em um ponto pré-determinado do ciclo de corrente alternada, o que permite controlar a percentagem do ciclo que estará alimentando a [[carga]] (também chamado de controle de fase).
Também podemos controlar o início da condução do dispositivo, aplicando um pulso em um ponto pré-determinado do ciclo de corrente alternada, o que permite controlar a percentagem do ciclo que estará alimentando a [[carga elétrica|carga]] (também chamado de controle de fase).
O TRIAC de baixa [[potência]] é utilizado em várias aplicações como controles de potência para lâmpadas dimmers, controles de velocidade para [[ventiladores]] entre outros. Contudo, quando usado com cargas indutivas, como motores elétricos, é necessário que se assegure que o TRIAC seja desligado corretamente, no final de cada semi-ciclo de [[alimentação elétrica]]. Para circuitos de maior potência, podemos utilizar dois [[SCR]]s ligados em antiparalelo, o que garante que cada SCR estará controlando um semi-ciclo independente, não importando a natureza da carga.


O TRIAC de baixa [[potência]] é utilizado em várias aplicações como controles de potência para lâmpadas dimmers, controles de velocidade para [[ventilador]]es entre outros. Contudo, quando usado com cargas indutivas, como motores elétricos, é necessário que se assegure que o TRIAC seja desligado corretamente, no final de cada semi-ciclo de [[alimentação elétrica]]. Para circuitos de maior potência, podemos utilizar dois SCRs ligados em antiparalelo, o que garante que cada SCR estará controlando um semi-ciclo independente, não importando a natureza da carga.
== {{Ver também}} ==


== {{Ver também}} ==
* [[DIAC]]
* [[DIAC]]
* [[FET]]
* [[FET]]

Revisão das 23h04min de 17 de setembro de 2010

Um TRIAC, ou Triode for Alternating Current é um componente eletrônico equivalente a dois retificadores controlados de silício (SCR/tiristores) ligados em antiparalelo e com o terminal de disparo gate ligados juntos. Este tipo de ligação resulta em uma chave electrónica bidirecional que pode conduzir a corrente elétrica nos dois sentidos. O TRIAC faz parte da família de tiristores.

Um TRIAC pode ser disparado tanto por uma corrente positiva quanto negativa aplicada no terminal de disparo (gate). Uma vez disparado, o dispositivo continua a conduzir até que a corrente elétrica caia abaixo do valor de corte, como o valor da tensão final da metade do ciclo de uma corrente alternada. Isto torna o TRIAC um conveniente dispositivo de controle para circuitos de corrente alternada ou C.A, que permite acionar grandes potências com circuitos acionados por correntes da ordem de miliampere.

Também podemos controlar o início da condução do dispositivo, aplicando um pulso em um ponto pré-determinado do ciclo de corrente alternada, o que permite controlar a percentagem do ciclo que estará alimentando a carga (também chamado de controle de fase).

O TRIAC de baixa potência é utilizado em várias aplicações como controles de potência para lâmpadas dimmers, controles de velocidade para ventiladores entre outros. Contudo, quando usado com cargas indutivas, como motores elétricos, é necessário que se assegure que o TRIAC seja desligado corretamente, no final de cada semi-ciclo de alimentação elétrica. Para circuitos de maior potência, podemos utilizar dois SCRs ligados em antiparalelo, o que garante que cada SCR estará controlando um semi-ciclo independente, não importando a natureza da carga.

Ver também