General de exército: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 34: Linha 34:
*[[General de corpo de exército]]
*[[General de corpo de exército]]


[[Categoria:Exército Brasileiro]]
[[Categoria:Patentes militares]]
[[Categoria:Patentes militares]]



Revisão das 02h54min de 18 de fevereiro de 2011

General de exército (pré-AO 1990: general-de-exército) é um título usado em vários países para designar um oficial general, nominalmente, encarregue de comandar um exército em campanha. Nos países onde existe, o posto de general de exército é, normalmente, a maior patente militar em tempo de paz.

Teoricamente, a patente de general de exército seria imediatamente superior à de general de corpo de exército. No entanto, nos países onde não existe a patente de general de corpo de exército, a patente de general de exército é imediatamente superior à de general de divisão.

A patente "general de exército" não deve ser confundida com a patente de "general do Exército", existente em outros países. Esta última patente é equiparada a marechal, nos países que não dispôem desta patente. Enquanto que, teoricamente, um general de exército comandaria apenas um exército individual (grande unidade de campanha, composta por vários corpos de exército), um general do Exército comandaria a totalidade de um exército nacional (todas as forças terrestres de um país).

Insígnias e distintivos de general de exército

Brasil

General-de-exército (GenEx) é o mais alto posto do Exército Brasileiro em tempo de paz. Um general-de-exército é denominado general de quatro estrelas. Atualmente, existem quatorze cargos de general-de-exército no exército e mais um cargo no Ministério da Defesa.

Eles integram, juntamente com o comandante do Exército, o Alto Comando do Exército, que toma as principais decisões da Força Terrestre. Em tempo de guerra, existe o posto de marechal.

Referências gerais

Ver também