Saturnino de Brito Filho: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
rev. para retirada de VDA
Linha 1: Linha 1:
{{wikificação}}
{{wikificação}}
'''Francisco Saturnino Rodrigues de Brito Filho''' ([[Campos dos Goytacazes|Campos dos Goitacases]], [[1899]] — [[1977]]) foi um engenheiro civil e de minas, filho do também engenheiro [[Saturnino de Brito]], patrono da Engenharia Sanitária no Brasil.
Francisco Saturnino Rodrigues de Brito Filho (Campos dos Goitacases, 1899 1977) foi um engenheiro civil e de minas, filho do também engenheiro [[Saturnino de Brito|Francisco Saturnino Rodrigues de Brito]], patrono da Engenharia Sanitária no Brasil.

Estudou na Escola de Minas de Ouro Preto (MG) e trabalhou , assim como o pai, em inúmeras obras de [[engenharia hidráulica]] e sanitária no Brasil,tais como o Emissário Sub-fluvial de Manaus, o Saneamento de Brasília, de Pelotas e Rio Grande (RS), da lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, o abastecimento de água da cidade de Salvador (BA) e de Petrópolis (RJ). Professor universitário nos principais centros acadêmicos de ensino técnico superior, entre os quais a Escola de Engenharia da Universidade do Brasil no Rio de Janeiro (atual UFRJ ).

Pela sua firma de Projetos ESB, situado no Edifício Saturnino de Brito, na rua Araújo Porto Alegre n. 64, no Rio de Janeiro, e pelo Laboratório de Hidráulica HIDROESB (primeiro da América Latina) passaram alguns dos maiores e mais conhecidos engenheiros de [[hidráulica]], [[hidrologia]] e [[saneamento]] do Brasil: [[Geraldo Sampaio ]], [[Theophillo Ottonni]] Netto, Díocles Rondon de Souza, [[Marco Siciliano]], Erton Carvalho, [[ Jorge Rios ]] dentre outros.

Trabalhou,em Brasília e em outros projetos, com [[ Lucas Nogueira Garcez ]] , [[ Oscar Niemeyer ]] , [[ Lúcio Costa ]] ,[[ Burle Marx ]], [[ Jorge Rios ]] e muitos outros.

Por seu destacado trabalho em sua carreira em nível nacional e internacional Saturnino de Brito Filho foi honrado com merecidas homenagens, entre elas o Prêmio UPADI Prumada de Ouro, em 1976.

Fundador da União Panamericana de Engenheiros (UPADI) e seu primeiro presidente, de 1949 a 1951.

Fundador da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (FEBRAE), em 1935 e foi seu presidente por mais de 30 anos.
Atualmente a FEBRAE agrega as principais instituições da engenharia brasileira, desde as mais antigas como o Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, o Instituto de Engenharia (São Paulo),a Sociedade Mineira de Engenheiros, o Instituto de Engenharia do Paraná,a Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul, o Clube de Engenharia de Pernambuco e outras, até as de organizações mais recentes, como o Clube de Engenharia de Brasília, congregando mais de 100.000 profissionais de engenharia.


Fundador da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES).

Fundador da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Foi Presidente do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro.

{{biografias}}

=={{links externos}}==

[http://www.profrios.hpg.ig.com.br Página oficial]
[http://www.sima.kit.net SIMA - Sindicato do Meio Ambiente]
[http://www.upadi.org.br UPADI ver FOTO]


{{esboço-biografia}}


[[Categoria:Engenheiros do Brasil]]
[[Categoria:Engenheiros do Brasil]]
[[Categoria:Professores do Brasil]]
[[Categoria:Professores do Brasil]]
[[Categoria:Ecologistas do Brasil]]
[[Categoria:Brasileiros]]

Revisão das 22h12min de 16 de julho de 2006

Francisco Saturnino Rodrigues de Brito Filho (Campos dos Goitacases, 1899 — 1977) foi um engenheiro civil e de minas, filho do também engenheiro Francisco Saturnino Rodrigues de Brito, patrono da Engenharia Sanitária no Brasil.

Estudou na Escola de Minas de Ouro Preto (MG) e trabalhou , assim como o pai, em inúmeras obras de engenharia hidráulica e sanitária no Brasil,tais como o Emissário Sub-fluvial de Manaus, o Saneamento de Brasília, de Pelotas e Rio Grande (RS), da lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, o abastecimento de água da cidade de Salvador (BA) e de Petrópolis (RJ). Professor universitário nos principais centros acadêmicos de ensino técnico superior, entre os quais a Escola de Engenharia da Universidade do Brasil no Rio de Janeiro (atual UFRJ ).

Pela sua firma de Projetos ESB, situado no Edifício Saturnino de Brito, na rua Araújo Porto Alegre n. 64, no Rio de Janeiro, e pelo Laboratório de Hidráulica HIDROESB (primeiro da América Latina) passaram alguns dos maiores e mais conhecidos engenheiros de hidráulica, hidrologia e saneamento do Brasil: Geraldo Sampaio , Theophillo Ottonni Netto, Díocles Rondon de Souza, Marco Siciliano, Erton Carvalho, Jorge Rios dentre outros.

Trabalhou,em Brasília e em outros projetos, com Lucas Nogueira Garcez , Oscar Niemeyer , Lúcio Costa ,Burle Marx , Jorge Rios e muitos outros.

Por seu destacado trabalho em sua carreira em nível nacional e internacional Saturnino de Brito Filho foi honrado com merecidas homenagens, entre elas o Prêmio UPADI Prumada de Ouro, em 1976.

Fundador da União Panamericana de Engenheiros (UPADI) e seu primeiro presidente, de 1949 a 1951.

Fundador da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (FEBRAE), em 1935 e foi seu presidente por mais de 30 anos. Atualmente a FEBRAE agrega as principais instituições da engenharia brasileira, desde as mais antigas como o Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, o Instituto de Engenharia (São Paulo),a Sociedade Mineira de Engenheiros, o Instituto de Engenharia do Paraná,a Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul, o Clube de Engenharia de Pernambuco e outras, até as de organizações mais recentes, como o Clube de Engenharia de Brasília, congregando mais de 100.000 profissionais de engenharia.


Fundador da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES).

Fundador da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Foi Presidente do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro.


Ligações externas

Página oficial SIMA - Sindicato do Meio Ambiente UPADI ver FOTO