Modus vivendi: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
EmausBot (discussão | contribs)
m r2.6.4) (Robô: A adicionar: kk:Вивенди модусы
ZéroBot (discussão | contribs)
m r2.7.1) (Robô: A adicionar: no:Modus vivendi
Linha 21: Linha 21:
[[kk:Вивенди модусы]]
[[kk:Вивенди модусы]]
[[nl:Modus vivendi]]
[[nl:Modus vivendi]]
[[no:Modus vivendi]]
[[pl:Modus vivendi]]
[[pl:Modus vivendi]]
[[ru:Модус вивенди]]
[[ru:Модус вивенди]]

Revisão das 15h19min de 16 de agosto de 2011

Modus vivendi é uma frase em latim que significa um acordo entre partes cujas opiniões diferem, de tal maneira que elas concordam em discordar.

Modus quer dizer modo, maneira, atitude, caráter; Vivendi quer dizer viver. Juntas, modus vivendi insinua uma acomodação na disputa entre partes para permitir vida em conjunto. Normalmente descreve arranjos informais e temporários em negócios políticos. Por exemplo, quando dois lados alcançam um modus vivendi em relação a territórios disputados, apesar de incompatibilidades políticas, históricas ou culturais, que uma acomodação das diferenças respectivas é estabelecida por causa de contingência. Este senso do termo foi usado como uma pedra angular na filosofia política de John Gray.

Diplomaticamente, modus vivendi é um instrumento que estabelece um acordo internacional de natureza temporária ou provisória, pretendido ser substituído por um acordo mais significativo e completo, como um tratado. Normalmente é informal, e nunca requer ratificação legislativa. Armistícios e instrumentos de rendição são exemplos típicos de modus vivendi.

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.