Mastreação: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Pintopc (discussão | contribs)
m ligacões c/ Vela (náutica) depois de mods. neste verbete
m Ortografia (favor não usar iniciais maiúsculas onde não as deve haver)
Linha 1: Linha 1:
{{sem-notas|data=Agosto de 2011}}
'''Mastreação''' é em náutica o conjunto dos [[mastro]]s, [[verga]]s e [[Pau_(náutica)|paus]]. É ao conjunto da ''Mastreação'' e da ''[[Enxárcia]]'' que se chama em náutica o '''[[Aparelho (náutica)|Aparelho]]'''.
'''Mastreação''' é em náutica o conjunto dos [[mastro]]s, vergas e [[Pau_(náutica)|paus]]. É ao conjunto da ''mastreação'' e da ''[[enxárcia]]'' que se chama em náutica o '''[[Aparelho (náutica)|aparelho]]'''.


==Velas ou Panos==
==Velas ou panos==
A classificação de um [[veleiro]] é feita em função do seu ''aparelho'' e dividem-se segundo o tipo de velas (panos) que utilizam maioritariamente e assim chamam-se : navios redondos ou navios latinos. Como exemplo a [[Sagres II]] usa ''[[Vela (náutica)|Vela redonda]]'' - na realidade de forma quadrangular - enquanto a [[Caravela]] usava ''[[Vela (náutica)|Vela latina]]'' - de forma triangular.
A classificação de um [[veleiro]] é feita em função do seu ''aparelho'' e dividem-se segundo o tipo de velas (panos) que utilizam maioritariamente e assim chamam-se : navios redondos ou navios latinos. Como exemplo a [[Sagres II]] usa ''[[Vela (náutica)|vela redonda]]'' - na realidade de forma quadrangular - enquanto a [[caravela]] usava ''[[Vela (náutica)|vela latina]]'' - de forma triangular.


Um veleiro de quatro mastros já pode usar mais de 30 nomes diferentes de velas, segundo a sua utilizadas e localização.
Um veleiro de quatro mastros já pode usar mais de 30 nomes diferentes de velas, segundo a sua utilizadas e localização.


==Denominação==
==Denominação==
A mastreação é denominada; de [[proa]], de meio, e de [[ré]], e no caso de um três mastros é formada pela [[Tranquete]] (à proa), Grande, e [[Mezena]] (ou Gata]]. Os mastros intermediários de um cinco mastros são a Contra Tranquete e a Contra Mezena.
A mastreação é denominada; de [[proa]], de meio, e de [[ré]], e no caso de um três mastros é formada pela [[tranquete]] (à proa), grande, e [[mezena]] (ou gata). Os mastros intermediários de um cinco mastros são a contratranquete e a contramezena.


A [[verga]] de [[mezena]] é um pau que parte em diagonal do mastro como nos três mastros de um [[Lugre-escuna]].
A verga de [[mezena]] é um pau que parte em diagonal do mastro como nos três mastros de um [[lugre-escuna]].


==Mastaréus e Vergas==
==Mastaréus e vergas==
===Mastaréu===
===Mastaréu===
Devido às alturas que atingiam, os mastros eram aumentados com mastros mais pequenos, o ''mastaréu'', fixo ao mastro por uma ''pega'', que se chamava de Mastaréu de Gávea, pois era aí que se encontrava o Cesto de Gávea. Se neste mastaréu estivesse fixado um outro, o Mastaréu de Joanete, era para ele que vinha o Cesto de Gávea para aumentar o alcance do [[vigia]].
Devido às alturas que atingiam, os mastros eram aumentados com mastros mais pequenos, o ''mastaréu'', fixo ao mastro por uma ''pega'', que se chamava de '''mastaréu de gávea''', pois era aí que se encontrava o '''cesto de gávea'''. Se neste mastaréu estivesse fixado um outro, o '''mastaréu de joanete''', era para ele que vinha o cesto de gávea para aumentar o alcance do vigia.


===Vergas===
===Vergas===
Num veleiro com panos redondos o mastro é equipado com paus presos horizontalmente a ele - as '''Vergas'' - onde se vêm desfraldas e prender as velas, e chama-se (de baixo para cima); Verga Grande, a Verga Baixa, Verga Alta, Verga de Joanete e Verga de Sobre.
Num veleiro com panos redondos o mastro é equipado com paus presos horizontalmente a ele as '''vergas''' onde se vêm desfraldas e prender as velas, e chama-se (de baixo para cima); verga grande, a verga baixa, verga alta, verga de joanete e verga de sobre.


==Ver também==
==Ver também==
* [[Aparelho (náutica)]]
* [[Aparelho (náutica)]]
* [[Navegação à vela]]
* [[Navegação a vela]]
* [[Anexo:Terminologia náutica]]
* [[Anexo:Terminologia náutica]]



Revisão das 14h19min de 30 de agosto de 2011

Mastreação é em náutica o conjunto dos mastros, vergas e paus. É ao conjunto da mastreação e da enxárcia que se chama em náutica o aparelho.

Velas ou panos

A classificação de um veleiro é feita em função do seu aparelho e dividem-se segundo o tipo de velas (panos) que utilizam maioritariamente e assim chamam-se : navios redondos ou navios latinos. Como exemplo a Sagres II usa vela redonda - na realidade de forma quadrangular - enquanto a caravela usava vela latina - de forma triangular.

Um veleiro de quatro mastros já pode usar mais de 30 nomes diferentes de velas, segundo a sua utilizadas e localização.

Denominação

A mastreação é denominada; de proa, de meio, e de , e no caso de um três mastros é formada pela tranquete (à proa), grande, e mezena (ou gata). Os mastros intermediários de um cinco mastros são a contratranquete e a contramezena.

A verga de mezena é um pau que parte em diagonal do mastro como nos três mastros de um lugre-escuna.

Mastaréus e vergas

Mastaréu

Devido às alturas que atingiam, os mastros eram aumentados com mastros mais pequenos, o mastaréu, fixo ao mastro por uma pega, que se chamava de mastaréu de gávea, pois era aí que se encontrava o cesto de gávea. Se neste mastaréu estivesse fixado um outro, o mastaréu de joanete, era para ele que vinha o cesto de gávea para aumentar o alcance do vigia.

Vergas

Num veleiro com panos redondos o mastro é equipado com paus presos horizontalmente a ele — as vergas — onde se vêm desfraldas e prender as velas, e chama-se (de baixo para cima); verga grande, a verga baixa, verga alta, verga de joanete e verga de sobre.

Ver também

Referências