BITNET: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
ZéroBot (discussão | contribs)
m r2.7.1) (Robô: A adicionar: sv:BITNET
Linha 19: Linha 19:
[[pl:BITNET]]
[[pl:BITNET]]
[[ru:BITNET]]
[[ru:BITNET]]
[[sv:BITNET]]
[[uk:Bitnet]]
[[uk:Bitnet]]
[[zh:BITNET]]
[[zh:BITNET]]

Revisão das 13h22min de 9 de maio de 2012

BITNET, acrônimo para "Because It's Time Network"[1], foi uma rede remota, fundada em 1981, nasceu a partir da ligação da Universidade de Nova Iorque e da Universidade de Yale, com vista de proporcionar um meio rápido e barato de comunicação entre o meio acadêmico, e administrada pelo CREN (Corporation for Research and Educational Networking) em Washington, e usada para fornecer serviços de correio eletrônico e de transferência de arquivos entre computadores de grande porte em instituições educacionais e de pesquisa na América do Norte, na América do Sul, Europa e Japão. Chegou a alcançar mais de 2.500 universidades e institutos de pesquisa em todo o mundo.

A BITNET utilizava o protocolo NJE (Network Job Entry) da IBM em vez do TCP/IP, mas podia trocar mensagens de correio eletrônico com a Internet e deu orgiem ao software listserv para a manutenção de listas de debates. Ultilizava um software da IBM chamado de Remote Spooling Communication Subsytem (RSCS), ligava duas universidades através de uma linha telefônica dedicada.

Até o início dos anos 90, a Bitnet tinha alguma importância na conectividade mundial, mas foi definitivamente suplantada pela maior abrangância da Internet. A principal aplicação da Bitnet tem sido a manutenção de listas de distribuição. A diferença mais visível entre Bitnet e Internet está nos endereços dos servidores. Os endereços Bitnet não vêm acompanhados de pontos para separar nomes de máquinas de domínios. Um endereço típico da Bitnet seria 9999999@BITNET.BR (no Brasil).

  1. [1], A TRAJETÓRIA DA INTERNET NO BRASIL, Marcelo Sávio R. M. de Carvalho, COPPE/UFRJ, 2003