Avenches: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Pintopc (discussão | contribs)
Novo verbete
 
Pintopc (discussão | contribs)
Linha 85: Linha 85:
[[Categoria:Cidades da Suíça]]
[[Categoria:Cidades da Suíça]]
[[Categoria:Municípios da Suíça]]
[[Categoria:Municípios da Suíça]]
[[Categoria:Cidades da Roma Antiga]]





Revisão das 07h44min de 20 de junho de 2012

Avenches
Comuna da Suíça

Brasão de armas
Câmara de Avenches
Administração
Cantão Vaud
Distrito Distrito de Broye-Vully
Comunas
limítrofes
Faoug, Villarepos, Misery-Courtion, Domdidier, Saint-Aubin, Vully-les-Lacs Donatyre
Código postal 1580
Língua oficial francês
Demografia
População 3 092 hab.
Densidade 176.1 hab./km²
Geografia
Coordenadas 46° 53′ 01″ N 7° 03′ 01″ E
Altitude 480 m
Área 17.56 km²
Website oficial Avenches.ch
Localização

Avenches é a capital da comuna suíça do mesmo nome do cantão Vaud , situada no Distrito de Broye-Vully. A 480 m de altitude encontra-se numa colina isolada na encosta Sul da planície de "la Broye", a 17 km Noroeste de Friburgo. Esta foi uma das comunas do Cantão de Vaud que foram modificadas com a fusão de comunas. Com uma superfície de 17,58 km2, e uma população de 3 092 hab/km2, Avanches é considerada uma comuna média do cantão [1]

Geografia

Avenches tem a Norte uma margem de 1,5 km com o Lago de Morat. O território compreende uma porção de planície intensamente cultivada e pois com 17.56 Km2 de superfície mais de 63 % são terrenos agrícolas, enquanto a parte construída ou de infra-estructuras é de 19.6 e 15,8 % é floresta.

Demograficamente a curva seria ondulada com um máximo de 1 952 habitantes em 1900, uma descida aos valores de 1860 com cerca de 1 720 habitantes e uma ligeira subida para 2 235 em 1970. Em 2000 o censo da contabilizou 2 544 habitantes. 73,3 % é francófona, 12,9 % fala o alemão e a terceira língua é português com 6.0 % da população [1]

História

Aventicum foi um importante posto avançado do Império Romano nos território que hoje formam a Suíça, quase tão importante como o foi Martigny a romana, e numa menor medida Nyon nas bordas do Lago Lemano. O anfiteatro mostra a importância da localidade e a sua capacidade justifica os valores avançados de uma populaçnao de cerca de 200 000 pessoas.

Ao princípio do 1ro século D.C. Helvetiorum, pois capital da zona Helveta - civitas Helvetiorum - foi progressivamente integrada no Império Romano depois da conquista dos Alpes, e dota-se de um centro político, religioso, administrativo e comercial. A localização, no eixo transversal da passagem do planalto suíço de Oeste a Este entre a Itália e a Bretanha pelo Grande_São_Bernardo, é um factor importante do interesse dado à civitas.

Foi em 72 D.C. que a localidade atingiu o auge quando o Imperador Vespasiano, que havia tinha crescido aqui, lhe dá o estatuto de Colónia Romana

O declínio da localidade começo com a retirada dos Romanos, cerca do século V, a tomada por parte dos Alamanos que muito destruíram e finalmente a partida do bispado no século V para Lausana.

Arqueologia

Com a descoberta recentemente de uma tomba datada de 15 A.C., o vestígio mais antigo é o cais do porto do Lago de Morat datado de 5 D.C. No Museu Romano de Avenches, que instalado na torre do Anfiteatro de Avanches, entre outras preciosidades, se encontra um busto em ouro do Imperador Marco Aurélio.

A cidade era totalmente cercado por uma muralha de 5,6 Km e guardada por 73 torres, das quais só resta a chamada torre de Tornallaz.

Monumentos

Avenches possui os seguintes monumentos protegidos e inscritos no Inventário Suíço dos bens culturais de importância nacional e regional:

Manifestações

Desde 1995 que anualmente o Anfiteatro de Avanches é o quadro do Festival de Ópera de Avanches que tem lugar em Julho [2]. Em Agosto é o Rock Oz'Arènes, e em Setembro o Aventicum Musical Parade.

O Equus Helveticus tem lugar em Setembro na coudelaria do Intitulo Equestre Nacional de Avenches (IENA)

Mais informações disponíveis nas #Ligações Externas na paleta Manifestations.

Imagens

Diferentes imagens em Avenches Tourisme clicando nos números de 1 a 5


Referências

  1. a b «CH; STAT-TAB: la banque de données statistiques interactive» (em ge)  - Jul. 2012
  2. «Festival d'Opéra Avenches» (em francês)  - Jul. 2012

Ligações Externas