Cixi: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Blogs não são fontes fiáveis na Wikipédia
Modificar
Linha 16: Linha 16:
{{Referências}}
{{Referências}}


== Ligações Externas ==
{{wikisource|Imperial Decree on Day Nineteen of May(lunar calendar)}}
{{Commons category|Empress Dowager Cixi}}
{{wikiquote}}
* [http://womenshistory.about.com/library/bio/blbio_cixi.htm?terms=cixi Cixi - Biography of Dowager Empress of China Cixi or Tz'u-hsi<!-- bot-generated title -->] at womenshistory.about.com
* Super Interessante, edição de dezembro de 2007, página 54 - Brasil
* Super Interessante, edição de dezembro de 2007, página 54 - Brasil



Revisão das 08h53min de 20 de julho de 2012

Fotografia da imperatriz viúva Tseu-Hi

Tseu-Hi, também conheçida como Imperatriz Cixi (Chinês: 慈禧太后; pinyin: Cíxǐ) (Pequim, 29 de novembro de 1835Pequim, 15 de novembro de 1908), foi uma poderosa e carismática mulher que de fato, embora não oficialmente, governou a China da Dinastia Qing durante 47 anos de 1861 até sua morte em 1908.

Ela era uma das concubinas de status inferior do Imperador Xianfeng quando, em 1856, deu à luz aquele que viria a ser seu único filho, Imperador Tongzhi. Quando o garoto tinha seis anos de idade o pai morreu e ele tornou-se Imperador, mas poucos meses depois um golpe de estado levou Cixi a assumir o poder de fato. Seu governo a princípio tentou combater a corrupção endêmica no país, mas foi marcado pela ocorrência de grandes levantes populares, que devastaram províncias tanto do norte como do sul e foram sufocados com grande brutalidade.[1]

Porém, o maior deles, o Levante dos boxers (de 1900 a 1901) teve estímulo oficial da Imperatriz e de funcionários do governo, em apoio a uma sociedade secreta de praticantes de artes marciais, que lutavam para expulsar todos os estrangeiros do território chinês. O incidente culminou com a intervenção de uma força militar internacional que ocupou e saqueou Pequim, provocando enorme quantidade de baixas entre a população. Estima-se que cerca de 12.000.000 de pessoas foram mortas durante sua dinastia.

Referências

  1. Sue Fawn Chung, "The Much Maligned Empress Dowager: A Revisionist Study of the Empress Dowager Tz'u-Hsi (1835-1908)," Modern Asian Studies 13.2 (1979): 177-196.

Ligações Externas

Wikisource
Wikisource
A Wikisource contém fontes primárias relacionadas com Cixi
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cixi
Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Cixi

Precedido por
Tongzhi
Imperatriz Regente da China
1861 - 1908
Sucedido por
Guangxu
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Link FA Predefinição:Link GA