Raquel Gameiro: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 13: Linha 13:


=={{Ligações externas}}==
=={{Ligações externas}}==
*[http://jcabral.info/RG/TP%201%202%10Raquel/3v-TP11.html Site dedicado a Raquel Roque Gameiro]
*[http://jcabral.info/RG/TP%201%201%20Raquel/3v-TP11.html Site dedicado a Raquel Roque Gameiro]


{{Referências|Notas}}
{{Referências|Notas}}

Revisão das 15h42min de 15 de agosto de 2012

Raquel Roque Gameiro Ottolini (Lisboa, 1889 - 1970) foi uma pintora portuguesa.

Raquel Roque Gameiro na Ilustração Portugueza de 27 de Novembro de 1911

Filha do pintor e aguarelista Alfredo Roque Gameiro e irmã da ilustradora Maria Emília (Màmia) Roque Gameiro, passou a infância e juventude na Amadora, onde viveu com a sua família na actual Casa Roque Gameiro[1].

Dedicou-se sobretudo à aguarela e à ilustração, tendo exposto pela primeira vez na Sociedade Nacional de Belas Artes, onde foi várias vezes premiada, tendo também recebido um “Prémio Ex-líbris”, atribuído pela Imprensa Nacional. Vários dos seus trabalhos encontram-se expostos no Museu de Arte Contemporânea e no Museu de Madrid[2].

De entre as várias ilustrações que produziu, são notáveis as imagens criadas para O Livro do Bébé (1917; 3.ª edição, 1925), com versos de Delfim Guimarães e a capa para o livro Água de Neve (1933), de Nuno de Montemor.

Foi mãe da ilustradora Guida Ottolini.

O seu nome foi atribuído à Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico/Jardim de Infância Raquel Gameiro, na Freguesia da Venteira.

Ligações externas

Notas

  1. AAVV, Percursos, Conquistas e Derrotas das Mulheres na 1ª República, coord. de Teresa Pinto, Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa - Grupo de Trabalho para as Comemorações Municipais do Centenário da República - Biblioteca Museu República e Resistência, 2010, p.131.
  2. Fernando de Pamplona: DICIONÁRIO DE PINTORES E ESCULTORES Portugueses ou que trabalharam em Portugal, Vol. IV 2ª Edição (actualizada) - Livraria Civilização Editora
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.