Crustumério: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
OTAVIO1981 (discussão | contribs)
Linha 1: Linha 1:
Crustumerium foi uma antiga cidade de Latium, na fronteira do território de [[Sabina]], perto da nascente do rio Allia, não muito longe de Tiber.
'''Crustumério'' foi uma antiga cidade de [[Lácio]], na fronteira do território de [[Sabina]], perto da nascente do rio Ália, não muito longe do [[rio Tibre]] e da cidade antiga de [[Roma]].
No conjunto de lendas da história de Roma, o povo de Crustumerium estava entre aqueles que foram ao festival de Rômulo de "Netuno Equester". Durante o festival, os [[romanos]] agarraram as mulheres jovens entre os espectadores visitantes, um evento conhecido como rapto das sabinas. Mais tarde, de acordo com Tito Lívio <ref>livrosobretitolivio</ref>, o povo de Crustumerium iniciaram hostilidades. Os romanos retaliaram e capturaram Crustumerium. Uma colônia romana foi subsequentemente enviada a cidade por Rômulo e muitos dos cidadãos da cidade migraram para Roma. A maioria dos colonos romanos preferia ir para Crustumerium do que para outras cidades por causa do solo fértil do local.
[[Tito Lívio]], Ab urbe condita, 1:9-11
De acordo com Lívio, a cidade posteriormente se tornou parte da Liga Latina, que foi a guerra contra a Roma antiga durante o reino do [[Tarquinius_Priscus|Rei Lucius Tarquinius Priscus]]. Crustumerium foi uma das cidades capturadas por Tarquinius.
Tito Lívio, Ab urbe condita, 1:38


No conjunto de lendas do início da [[história de Roma]], o povo de Crustumério estava entre aqueles que foram ao festival que [[Rômulo]] organizara para [[Netuno_(mitologia)|Netuno Equestre]]. Durante o festival, os [[romanos]] sequestraram as mulheres jovens entre os espectadores visitantes, uma lenda conhecida como o [[rapto das sabinas]]<ref>[[Tito Lívio]], ''[[Ab urbe condita]]'', I, 9-13.</ref>. Mais tarde, de acordo com [[Tito Lívio]], o povo de Crustumério iniciou as hostilidades. Os romanos retaliaram e capturaram Crustumério. Uma colônia romana foi subsequentemente enviada à cidade por Rômulo e muitos dos cidadãos da cidade migraram para Roma. A maioria dos colonos romanos preferia ir para Crustumério do que para outras cidades por causa do solo fértil do local.

De acordo com Lívio, a cidade posteriormente se tornou parte da [[Liga Latina]], que entrou em guerra contra Roma durante o reino de [[Tarquinius_Priscus|Tarquínio Prisco]]. Crustumério foi uma das cidades capturadas por Tarquínio<ref>[[Tito Lívio]], ''[[Ab urbe condita]]'', I, 38. </ref>.
[[Plínio, o Velho]] menciona a cidade como uma das cidades perdidas do Lácio<ref>[[Plínio, o Velho]], ''História Natural'', 3, 5.</ref>, mas o nome se manteve no distrito, cujas terras férteis se tornaram famosas. O sítio de Crustumério foi identificado na localidade de Marcigliana Vecchia, ao norte da moderna cidade de Roma, perto da [[Via Salária]]. A área, percialmente escavada, é de aproximadamente 60 hectares.

==Links externos==
* [http://www.crustumerium.nl/ Projeto arqueológico de Crustumério (em inglês)]

==Referências==
<references/>
<references/>

[[bg:Крустумерия]]
[[de:Crustumerium]]
[[en:Crustumerium]]
[[fr:Crustumerium]]
[[it:Crustumerio]]

Revisão das 16h43min de 18 de outubro de 2012

'Crustumério foi uma antiga cidade de Lácio, na fronteira do território de Sabina, perto da nascente do rio Ália, não muito longe do rio Tibre e da cidade antiga de Roma.

No conjunto de lendas do início da história de Roma, o povo de Crustumério estava entre aqueles que foram ao festival que Rômulo organizara para Netuno Equestre. Durante o festival, os romanos sequestraram as mulheres jovens entre os espectadores visitantes, uma lenda conhecida como o rapto das sabinas[1]. Mais tarde, de acordo com Tito Lívio, o povo de Crustumério iniciou as hostilidades. Os romanos retaliaram e capturaram Crustumério. Uma colônia romana foi subsequentemente enviada à cidade por Rômulo e muitos dos cidadãos da cidade migraram para Roma. A maioria dos colonos romanos preferia ir para Crustumério do que para outras cidades por causa do solo fértil do local.

De acordo com Lívio, a cidade posteriormente se tornou parte da Liga Latina, que entrou em guerra contra Roma durante o reino de Tarquínio Prisco. Crustumério foi uma das cidades capturadas por Tarquínio[2]. Plínio, o Velho menciona a cidade como uma das cidades perdidas do Lácio[3], mas o nome se manteve no distrito, cujas terras férteis se tornaram famosas. O sítio de Crustumério foi identificado na localidade de Marcigliana Vecchia, ao norte da moderna cidade de Roma, perto da Via Salária. A área, percialmente escavada, é de aproximadamente 60 hectares.

Links externos

Referências

  1. Tito Lívio, Ab urbe condita, I, 9-13.
  2. Tito Lívio, Ab urbe condita, I, 38.
  3. Plínio, o Velho, História Natural, 3, 5.