Karabiner 98k: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 22: Linha 22:
| variantes = Mauser [[Gewehr 98]] (antecessora)
| variantes = Mauser [[Gewehr 98]] (antecessora)
|}}
|}}
A '''Karabiner 98k''' ('''Kar98k''' ou '''K98k''') é uma [[espingarda]]/[[carabina]] de acção de culatra adotada em [[1935]] como a espingarda padrão de [[infantaria]] da [[Alemanha Nazi]] e uma das melhores desenvolvidas da longa linha de espingardas da [[Mauser]].
A '''Karabiner 98k''' ('''Kar98k''' ou '''K98k''') é uma [[espingarda]]/[[carabina]] de acção de culatra adotada em [[1935]] como a espingarda padrão de [[infantaria]] do [[Wehrmacht]] da [[Alemanha Nazi]] e uma das melhores desenvolvidas da longa linha de espingardas da [[Mauser]].


A '''Karabiner 98k''' é derivada das suas antecessoras, principalmente a Karabiner 98b que tinha sido desenvolvida a partir da espingarda [[Gewehr 98|Mauser modelo 1898]].
A '''Karabiner 98k''' é derivada das suas antecessoras, principalmente a Karabiner 98b que tinha sido desenvolvida a partir da espingarda [[Gewehr 98|Mauser modelo 1898]].

Revisão das 17h57min de 20 de outubro de 2012

Karabiner 98k
Ficheiro:Karabiner 98k made in Czechoslovakia 530.jpg

Kar98k
Tipo Espingarda/carabina
Local de origem Alemanha
História operacional
Em serviço 10 anos
Histórico de produção
Criador Mauser
Data de criação 1935
Período de
produção
1935-1945
Quantidade
produzida
+ 10 milhões
Variantes Mauser Gewehr 98 (antecessora)
Especificações
Peso 3,7 kg
Comprimento 1110 mm
Comprimento 
do cano
600 mm
Calibre 8 mm Mauser (7.92 x 57mm)
Ação Acção de culatra
Cadência de tiro 15 tpm
Velocidade de saída 845 m/s
Alcance efetivo 900 m
Sistema de suprimento depósito interno de 5 munições
Mira alça e ponto de mira (capacidade para mira telescópica)

A Karabiner 98k (Kar98k ou K98k) é uma espingarda/carabina de acção de culatra adotada em 1935 como a espingarda padrão de infantaria do Wehrmacht da Alemanha Nazi e uma das melhores desenvolvidas da longa linha de espingardas da Mauser.

A Karabiner 98k é derivada das suas antecessoras, principalmente a Karabiner 98b que tinha sido desenvolvida a partir da espingarda Mauser modelo 1898.

A espingarda era reconhecida pela sua excelente exactidão e alcance efectivo de até 500 metros. Por este motivo era também utilizada com uma mira telescópica como uma espingarda de atirador, no qual estendia o alcance efectivo até 800 metros quando utilizada por um atirador furtivo.

A Kar98k tinha algumas desvantagens quando comparada com outras espingardas da sua era: ser pesada e ter uma cadência de tiro limitada.

Foi também desenhada para utilizar uma baioneta e para poder disparar granadas. Uma versão com extensão para o braço foi introduzida em 1941 para páraquedistas.

Utilização em combate

Pós-Segunda Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética capturou milhões de espingardas Mauser Kar98k e as armazenou em várias fábricas nos finais dos anos 40 e inícios dos anos 50.

Uma das razões por detrás dos soviéticos ficarem com estas espingardas após a Segunda Guerra Mundial, é que iriam precisar delas para armar os seus soldados no caso da União Soviética ser novamente invadida. Os Soviéticos sofriam de uma fraca produção de espingardas e de outro armamento de infantaria durante a Segunda Guerra Mundial quando os alemães invadiram o território, e os soviéticos não queriam ficar na mesma situação, especialmente com o início da Guerra Fria.

Uma outra razão era que os soviéticos queriam armar vários grupos comunistas e governos comunistas recém-criados em todo mundo com um arsenal barato e muito grande de espingardas como a Mauser Kar98k e a Mosin-Nagant. O arsenal de Kar98k e de Mosin-Nagant era uma maneira para Moscovo suportar estas organizações e estes governos até confiarem neles para fornecerem armamento mais moderno como a SKS e a AK-47.

Um exemplo do fornecimento da Mauser Kar98k por parte da União Soviética (tal como outras armas capturadas aos alemães durante a Segunda Guerra Mundial) para os seus aliados comunistas, durante o período da Guerra Fria, ocorreu durante a Guerra do Vietname com a União Soviética a fornecer ajuda militar às forças armadas do Vietname do Norte e aos Viet Cong.

Serviço em Portugal

A Kar98k era a espingarda padrão do Exército Português até ao início da década de 1960. Foi por isso utilizada em combate nos primeiros anos da Guerra do Ultramar. A arma tinha sido adoptada por Portugal em 1938 como Espingarda 8 mm Mauser m/938 em substituição da Mauser-Vergueiro. A partir de 1961 começou a ser substituída por espingardas automáticas (G3 e FN FAL), sendo relegada para as milícias e forças auxiliares africanas. A Kar98k ainda hoje é utilizada pela Guarda Nacional Republicana e pelo Colégio Militar como arma cerimonial.

Lista de utilizações

A Karabiner 98k foi utilizada nos seguintes conflitos:

Ligações externas