Epiderme: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 1: Linha 1:
{{desambiguação}}
{{desambiguação}}

A epiderme é a camada mais exterior da pele, ou seja, aquela que está em contacto com o meio externo. É constituída pela camada germinativa, granulosa, tranlucida e córnea (ordenadas da parte mais interna para a mais externa). O seu epitélio é estratificado pavimentoso queratinizado. Na epiderme podemos encontrar queranócitos, melanócitos e células de Langerhans.

'''Epiderme''' é um termo usado em [[biologia]] para diferentes [[tecido]]s:
'''Epiderme''' é um termo usado em [[biologia]] para diferentes [[tecido]]s:
*[[Epiderme (botânica)]] - camada celular exterior das plantas

*[[Epiderme (pele)]] - camada exterior da pele em humanos e outros vertebrados
*Nas [[plantae|plantas]], é a camada de [[célula]]s que cobre as [[Folha (botânica)|folha]]s e a [[raiz]] e [[caule]] jovens;
*[[Epiderme (zoologia)]] - camada de células que cobre o corpo de animais mais complexos que as esponjas
*Nos [[vertebrado]]s, é a camada exterior da [[derme]] ou [[pele]];
*Nos [[invertebrado]]s, [[fungi|fungos]] e alguns [[protista]]s [[multicelular]]es anteriormente [[classificação científica|classificados]] como plantas, como as [[rodófita|algas vermelhas]] e [[feofícea|castanhas]], é a camada exterior de células do [[organismo]].
A epiderme é uma camada com profundidade diferente conforme a região do corpo. Zonas sujeitas a maior atrito como palmas das mãos e pés têm uma camada mais grossa (conhecida como pele glabra por não possuírem pelos), e variam de 0,04mm até 1,6mm de espessura.
A epiderme é constituída por um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado (células escamosas em várias camadas). A célula principal é o queratinócito (ou ceratinócito), que produz a queratina. A queratina é uma proteína resistente e impermeável responsável pela proteção. Existem também ninhos de melanócitos (produtores de melanina, um pigmento castanho que absorve os raios UV); e células imunitárias, principalmente células de Langerhans, gigantes e com prolongamentos membranares.
A epiderme não possui vasos sanguíneos, porque se nela houvesse vasos ficaria mais sujeita a ser "penetrada" por microorganismos. Os nutrientes e oxigênio chegam à epiderme por difusão a partir de vasos sanguíneos da derme.
- A epiderme apresenta várias camadas. A origem da multiplicação celular é a camada basal. Todas as outras são constituídas de células cada vez mais diferenciadas que, com o crescimento basal, vão ficando cada vez mais periféricas, acabando por descamar e cair (uma origem importante do pó que se acumula nos locais onde vivem pessoas ou outros seres vivos).
- Camada basal, é o mais profundo, em contato com derme, constituído por células cúbicas pouco diferenciadas que se dividem continuamente, dando origem a todas as outras camadas. Contém muito pouca queratina. Algumas destas células diferenciam-se e passam para as camadas mais superficiais, enquanto outras permanecem na camada basal e continuam a se dividir. - Camada espinhosa: células cúbicas ou achatadas com mais queratina que as basais. Começam a formar junções celulares umas com as outras, como desmossomas e tight junctions (daí o aspecto de espinhos). - Camada granulosa: células achatadas, com grânulos de queratina proeminentes e outros como substância extracelular e outras proteínas (colagénios). - Camada lúcida: células achatadas hialinas eosinófilas devido a grânulos muito numerosos proteicos. Estas células libertam enzimas que as digerem. A maior parte já está morta (sem núcleo). Estão presentes na pele sem folículos pilosos (pele glabra). - Camada córnea: constituído de células achatadas eosinófilas sem núcleo (mortas) com grande quantidade de filamentos, principalmente queratinas.
- A junção entre a epiderme e a derme tem forma de papilas, que dão maior superfície de contacto com a derme e maior resistência ao atrito da pele.
[editar] Órgãos anexos da epiderme
Folículo piloso: produz uma estrutura maciça queratinizada, o pêlo, que é produzido por células especializadas na sua raiz, constituindo o bulbo piloso. Tem músculo liso erector e terminações nervosas sensitivas associadas. Os folículos pilosos dos bigodes de alguns animais como o gato são altamente especializados como órgãos dos sentidos.

in http://pt.wikipedia.org/wiki/Pele


[[Categoria:Desambiguação]]
[[Categoria:Desambiguação]]

Revisão das 04h24min de 27 de dezembro de 2012



Epiderme é um termo usado em biologia para diferentes tecidos: