Arquitetura maia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Escarbot (discussão | contribs)
m r2.7.3) (Robô: A remover: pl:Sztuka Majów
KLBot2 (discussão | contribs)
m Bot: A migrar 6 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:Q2005167
Linha 25: Linha 25:


[[Categoria:Estilos arquitetónicos]]
[[Categoria:Estilos arquitetónicos]]

[[en:Maya architecture]]
[[fa:معماری مایا]]
[[fr:Architecture maya]]
[[mk:Мајанска архитектура]]
[[ml:മായൻ വാസ്തുവിദ്യ]]
[[ta:மாயன் கட்டிடக்கலை]]

Revisão das 09h35min de 25 de março de 2013

A arquitetura da civilização maia abarca vários milênios; ainda assim, mais dramática e facilmente reconhecíveis como maias são as fantásticas pirâmides escalonadas do final do período pré-clássico em diante. Durante este período da cultura maia, os centros de poder religioso, comercial e burocrático cresceram para se tornarem incríveis cidades como Chichén Itzá, Tikal e Uxmal. Devido às suas muitas semelhanças assim como diferenças estilísticas, os restos da arquitetura maia são uma chave importante para o entendimento da evolução de sua antiga civilização.

Enquanto os maias ocuparam o norte da península de Yucatán construindo várias cidades-santuários, os astecas estabeleceram-se nas ilhotas do lago Texcoco, edificando a capital do seu império: México-Tenochtitlán. Os maias eram mais desenvolvidos cientificamente, na escrita hieroglífica e na astronomia e matemática.

Padrões

As construções de ambas as civilizações, principalmente sob a forma de templos demonstram sofisticadas e ainda desconhecidas técnicas, gerando diversas interpretações e teorias para explicar e justificar sua viabilidade fora do comum. Os templos maias, principalmente os do período clássico demonstram influência dos toltecas, sendo que estes últimos sincronicamente absorveram os conhecimentos dos maias e astecas em outras áreas.

Os templos astecas e maias eram sempre retangulares e escalonados, gerando pirâmides coroadas por uma plataforma, onde supõe-se que sejam locais de sacrifício. Os baixo-relevos representavam frequentemente suas divindades antropomórficas, em todas as construções.

Imagens

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.