Santa Casa da Misericórdia do Porto: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m nova chave para Categoria:Santa Casa da Misericórdia: "Porto" usando HotCat
Linha 15: Linha 15:


{{DEFAULTSORT:Santa Casa Misericordia Porto}}
{{DEFAULTSORT:Santa Casa Misericordia Porto}}
[[Categoria:Santa Casa da Misericórdia]]
[[Categoria:Santa Casa da Misericórdia|Porto]]
[[Categoria:Instituições do Porto]]
[[Categoria:Instituições do Porto]]
[[Categoria:Organizações da Igreja Católica]]
[[Categoria:Organizações da Igreja Católica]]

Revisão das 17h48min de 18 de abril de 2013

A Santa Casa da Misericórdia do Porto GCBGOIP é uma instituição particular de solidariedade social fundada na cidade do Porto em 14 de Março de 1499 e integrada no movimento secular das Santas Casas da Misericórdia.

Constituída na ordem jurídica canónica da Igreja Católica, a Misericórdia do Porto define-se como uma instituição de caridade e assistência social, de fins filantrópicos e de utilidade pública. No contexto religioso é uma associação de fiéis com o objectivo de satisfazer as carências sociais e praticar actos de culto católico, de harmonia com o seu espírito tradicional, enformado pelos princípios da doutrina e moral cristãs. Na sua vertente assistencial, exerce acção directa no apoio à terceira-idade, saúde, deficiência, pobreza e exclusão social, habitação, cultura, ensino, formação profissional e lazer.

A sua sede é num edifício contíguo à Igreja da Misericórdia do Porto, na Rua das Flores.

A 27 de Novembro de 1959 foi feita Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública e a 31 de Agosto de 1960 foi agraciada com a Grã-Cruz da Ordem de Benemerência.[1]

Referências

  1. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Santa Casa da Misericórdia do Porto". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 18 de abril de 2013 

Ligações externas

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.