Língua extinta: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
redirecionei para ligua morta por que lingua morta e lingua extinta da no mesmo
Viniciusmc (discussão | contribs)
m Revertidas edições por Wikipedista Orgulhoso para a última versão por Legobot, de 19h06min de 3 de abril de 2013 (UTC)
Linha 1: Linha 1:
{{Sem-fontes|data=dezembro de 2009}}
#REDIRECIONAMENTO [[língua morta]]
Uma '''língua extinta''' é uma língua que não tem mais falantes nativos (ou seja não há ninguém que nasça e que a utilize como primeira língua) nem pode ser estudada, devido à ausência de documentos que atestem como era a linguagem. Deve-se distinguir entre língua extinta e [[língua morta]]. Uma língua morta, como o [[latim]], mesmo sem ter falantes nativos, tem bastante documentação e pode ser estudada, aprendida e até usada no presente. As línguas extintas, ao contrário, só têm sua existência comprovada por meio da tradição oral de outros idiomas aparentados, embora muitas vezes haja tentativas de reconstruí-las pelos especialistas. Um exemplo de língua extinta é o [[Língua proto-indo-europeia|proto-indo-europeu]].

== Ver também ==
* [[Língua morta]]

{{Portal3|Linguística}}

{{DEFAULTSORT:Lingua Extinta}}
[[Categoria:Línguas extintas| ]]

Revisão das 21h17min de 11 de julho de 2013

Uma língua extinta é uma língua que não tem mais falantes nativos (ou seja não há ninguém que nasça e que a utilize como primeira língua) nem pode ser estudada, devido à ausência de documentos que atestem como era a linguagem. Deve-se distinguir entre língua extinta e língua morta. Uma língua morta, como o latim, mesmo sem ter falantes nativos, tem bastante documentação e pode ser estudada, aprendida e até usada no presente. As línguas extintas, ao contrário, só têm sua existência comprovada por meio da tradição oral de outros idiomas aparentados, embora muitas vezes haja tentativas de reconstruí-las pelos especialistas. Um exemplo de língua extinta é o proto-indo-europeu.

Ver também