Scorpaeniformes: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
CorreiaPM (discussão | contribs)
m escorpeniforme
Etiqueta: Remoção considerável de conteúdo
Linha 23: Linha 23:
*[[Peixe-dragão]]
*[[Peixe-dragão]]
*[[Peixe-pedra]]
*[[Peixe-pedra]]

O Peixe-Pedra é considerado o peixe mais venenoso do mundo, pois a sua picada pode ser fatal para os seres humanos. Pode ser encontrado no Oceano Pacífico e Índico e mede entre trinta e sessenta centímetros. A sua alimentação consiste em pequenos peixes e crustáceos. A sua cor esverdeada torna-o particularmente difícil de ser visto pelas pessoas, o que faz com que muitas pessoas os pisem acidentalmente. Estes peixes podem habitar também praias rochosas e lagoas com fundos de pedras. Trata-se de um peixe que é solitário e territorialista e costuma permanecer quieto, sem se mexer, o que permite que as suas presas se aproximem e não os vejam. Se uma pessoa pisar um peixe pedra, o que acontece várias vezes, o seu veneno causa dor intensa e intratável, pois nem a morfina consegue aliviar a dor. A pessoa é forçada a aguentar uma dor insuportável durante várias horas. Há mesmo relatos de pessoas que depois de pisarem um peixe pedra, chegam a pedir aos médicos que amputem o membro infectado com o veneno, pois não há nada que alivie a dor provocada pelo seu veneno. A sua picada pode ser fatal para as crianças e pessoas idosas se não houver cuidados médicos.


==Famílias==
==Famílias==

Revisão das 15h07min de 10 de janeiro de 2014

Como ler uma infocaixa de taxonomiaScorpaeniformes

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Scorpaeniformes
Sub-ordens
Ver texto.
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Scorpaeniformes

Scorpaeniformes ou escorpeniformes é uma ordem de peixes actinopterígeos, também chamada Scleroparei ou Dactylopteriformes. O grupo divergiu dos Perciformes há apenas 15 milhões de anos, no Miocénico.

Os scorpaeniformes ocupam todos os ambientes marinhos, de água doce a salgada. A maioria das espécies apresenta barbatanas dorsais e peitorais muito elaboradas, com os raios bem destacados. Muitas espécies usam o veneno, que possuem em bolsas que se ligam aos raios das barbatanhas, como medida de protecção contra os predadores e podem ser perigosas para o Homem.

O grupo inclui numerosas espécies, entre as quais as de nome comum:

Famílias

A ordem Scorpaeniformes contém cerca de 20 famílias:

Notas

1 : Icelidae é por vezes descrita como uma família separada [1] [2], contendo apenas o género Icelus, que é considerado membro da família Cottidae pela maioria das fontes.

Ligações Externas