Diogo Teixeira: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m
Linha 33: Linha 33:
Entretanto, por volta de 1590, colabora novamente com [[Francisco Venegas]] no grandioso retábulo da Igreja da Luz de Carnide, onde os painéis da ''Visitação'', ''Adoração dos Pastores'', ''Adoração dos Magos'' e ''Apresentação no Templo'' são seus.
Entretanto, por volta de 1590, colabora novamente com [[Francisco Venegas]] no grandioso retábulo da Igreja da Luz de Carnide, onde os painéis da ''Visitação'', ''Adoração dos Pastores'', ''Adoração dos Magos'' e ''Apresentação no Templo'' são seus.


Trabalhou entre outros lugares na [[Igreja da Graça (Santarém)|Igreja de Santa Maria da Graça]] de [[Santarém]] <ref>[http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/70431 Igreja de Santa Maria da Graça de Santarém]</ref>, na [[Igreja de Nossa Senhora dos Anjos (Lisboa)|Igreja de Nossa Senhora dos Anjos]] em [[Lisboa]] <ref>[http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/75030 Igreja Paroquial de Nossa Senhora dos Anjos. IGESPAR]</ref>, na [[Igreja de Santa Maria (Óbidos)|Igreja de Santa Maria]] em [[Óbidos]] <ref>[http://www.santamaria-obidos.com/historia/monumentos.html Santa Maria, Óbidos]</ref>, na [[Igreja da Misericórdia do Montijo|Igreja da Misericórdia]] do [[Montijo]] <ref>[http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/72886 Igreja da Misericórdia do Montijo. IGESPAR]</ref> e na [[Ermida do Espírito Santo (Caldas da Rainha)|Ermida do Espírito Santo]] em [[Caldas da Rainha]], onde executou um [[retábulo]] em parceria com seu discípulo [[Belchior de Matos]] <ref>[http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/73858 Ermida do Espírito Santo em Caldas da Rainha. IGESPAR]</ref>. A [[Sé de Portalegre]] tem obras atribuídas à sua oficina <ref>[http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/70707 Sé de Portalegre. IGESPAR]</ref> e o [[Mosteiro de Arouca|Museu de Arte Sacra]] de [[Arouca]] preserva outras em sua coleção <ref>[http://www.aveiro.co.pt/categoria.aspx?categoria=museus Museu de Arte Sacra de Arouca. Portal D'Aveiro]</ref>.
Trabalhou entre outros lugares na [[Igreja da Graça (Santarém)|Igreja de Santa Maria da Graça]] de [[Santarém]] <ref>[http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/70431 Igreja de Santa Maria da Graça de Santarém]</ref>, na [[Igreja de Nossa Senhora dos Anjos (Lisboa)|Igreja de Nossa Senhora dos Anjos]] em [[Lisboa]] <ref>[http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/75030 Igreja Paroquial de Nossa Senhora dos Anjos. IGESPAR]</ref>, na [[Igreja de Santa Maria (Óbidos)|Igreja de Santa Maria]] em [[Óbidos]] <ref>[http://www.santamaria-obidos.com/historia/monumentos.html Santa Maria, Óbidos]</ref> e na [[Ermida do Espírito Santo (Caldas da Rainha)|Ermida do Espírito Santo]] em [[Caldas da Rainha]], onde executou um [[retábulo]] em parceria com seu discípulo [[Belchior de Matos]] <ref>[http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/73858 Ermida do Espírito Santo em Caldas da Rainha. IGESPAR]</ref>. A [[Sé de Portalegre]] tem obras atribuídas à sua oficina <ref>[http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/70707 Sé de Portalegre. IGESPAR]</ref> e o [[Mosteiro de Arouca|Museu de Arte Sacra]] de [[Arouca]] preserva outras em sua coleção <ref>[http://www.aveiro.co.pt/categoria.aspx?categoria=museus Museu de Arte Sacra de Arouca. Portal D'Aveiro]</ref>.


== Bibliografia ==
== Bibliografia ==

Revisão das 16h09min de 22 de janeiro de 2014

Diogo Teixeira
Nome completo Diogo Teixeira
Nascimento 1540
Morte 1612 (72 anos)
Nacionalidade Portuguesa
Área Pintor
Movimento(s) Maneirismo
Incredulidade de S. Tomé, 1595-1597 (Museu de Arouca)

Diogo Teixeira (Lisboa, 1540-1612) foi um importante pintor português do Maneirismo.

Já era pintor em 1565, altura em que residia na freguesia de Santa Justa, em Lisboa, onde se relacionou com os sectores aristocráticos e cortesãos, sendo nomeado por D. António, Prior do Crato, cavaleiro fidalgo da sua casa. Em 1577, num precioso requerimento dirigido a D. Sebastião, solicita e obtém desvinculação dos encargos que devia, como "oficial mecânico", à Bandeira cooperativa de S. Jorge.

Em 1582-83 colaborou com Francisco Venegas em obras para a Igreja do Hospital de Todos-os-Santos, cabendo-lhe pela sua parte a quantia de 16548 reis. Em 1586-88, em parceria com o seu genro e discípulo António da Costa, executou o retábulo da Igreja da Misericórdia de Alcochete. Entretanto (1585) pintava para a Misericórdia de Sintra a respetiva bandeira, por elevado preço de 24000 reis, pintando também uma bandeira para a Misericórdia da Lourinhã (1589) e outra para a Misericórdia de Óbidos (1590-91), esta pela quantia de 21650 reis[1].

Entretanto, por volta de 1590, colabora novamente com Francisco Venegas no grandioso retábulo da Igreja da Luz de Carnide, onde os painéis da Visitação, Adoração dos Pastores, Adoração dos Magos e Apresentação no Templo são seus.

Trabalhou entre outros lugares na Igreja de Santa Maria da Graça de Santarém [2], na Igreja de Nossa Senhora dos Anjos em Lisboa [3], na Igreja de Santa Maria em Óbidos [4] e na Ermida do Espírito Santo em Caldas da Rainha, onde executou um retábulo em parceria com seu discípulo Belchior de Matos [5]. A Sé de Portalegre tem obras atribuídas à sua oficina [6] e o Museu de Arte Sacra de Arouca preserva outras em sua coleção [7].

Bibliografia

  • Araújo, Maria Augusta de Sousa, O pintor lisboeta Diogo Teixeira e o maneirismo do Norte de Portugal: 1591-1623, Coimbra, 1995
  • Basto, A. de Magalhães, O pintor quinhentista Diogo Teixeira: da sua actividade artística no Porto, Gaia, 1931
  • Gusmão, Adriano de, Diogo Teixeira e os seus colaboradores, Lisboa, 1955
  • Serrão, Vítor Manuel, As novas tábuas da escola de Diogo Teixeira, Paris, 1972

Ver também

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.