Linhagem: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Addbot (discussão | contribs)
m A migrar 12 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:q332985
Linha 9: Linha 9:
[[Categoria: Genealogia]]
[[Categoria: Genealogia]]
[[Categoria: Genética]]
[[Categoria: Genética]]

O significado de linhagem é raça, descendência, origem. Dentro de uma espécie, o conjunto de indivíduos que apresenta o mesmo genótipo (refere-se à constituição genética do indivíduo) ou o mesmo fenótipo (designa as características apresentadas por um indivíduo seja ela morfológicas, fisiológicas e comportamentais.)
Dentro de uma linhagem genotípica, todos devem apresentar o mesmo fenótipo. Já na linhagem fenotípica, podem ser encontrados genótipos diferentes.

Revisão das 21h08min de 9 de fevereiro de 2014

Entende-se por linhagem a descendência varonil de uma família nobre, usando o mesmo nome e armas. Temos, assim, por exemplo, a linhagem dos Riguete, Vasconcelos, dos Távora, dos Albuquerque, etc. A cada linhagem corresponde um solar.

Em genética e biologia evolutiva, linhagem refere-se à trajetória evolutiva de uma dada espécie.

Linhagens celulares correspondem à série de multiplicações originadas de uma única célula ou grupo de células específicas. Podem ser controladas em culturas celulares.

Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

O significado de linhagem é raça, descendência, origem. Dentro de uma espécie, o conjunto de indivíduos que apresenta o mesmo genótipo (refere-se à constituição genética do indivíduo) ou o mesmo fenótipo (designa as características apresentadas por um indivíduo seja ela morfológicas, fisiológicas e comportamentais.) Dentro de uma linhagem genotípica, todos devem apresentar o mesmo fenótipo. Já na linhagem fenotípica, podem ser encontrados genótipos diferentes.