Spoiler (mídia): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Aleph Bot (discussão | contribs)
m BOT - Possível vandalismo de 177.65.242.174, revertendo para a edição 37093093 de Jurucupanga.
Adicionei uma situação mais lógica ao contexto da frase e corrigi um termo (supresa > surpresa)
Linha 3: Linha 3:




:
::Ex.: Revelar que numa determinada história o assassino é o mordomo; sendo que isto deveria ser uma supresa para o leitor/espectador da obra.
::Ex.: Revelar que numa determinada história o assassino, surpreendentemente, NÃO é o mordomo; sendo que isto deveria ser uma surpresa para o leitor/espectador/jogador da obra.





Revisão das 10h44min de 25 de julho de 2014

Spoiler em português literalmente significa espoliador, ou aquele que pratica espoliação, (spoiler do inglês para aquele que estraga ou aquele que subtrai deteriorando, degradando, dilapidando ou depredando algo). O termo se refere a qualquer fragmento de uma fala, texto, imagem ou vídeo que se encarregue de fazer revelações de fatos importantes, ou mesmo, do próprio desfecho da trama de obras tais como filmes, séries, desenhos animados, animações, conteúdo televisivo, livros e videogames em português brasileiro, videojogos em português de Portugal, que, na maioria das vezes, prejudicam ou arruínam a apreciação de tais obras pela primeira vez.


Ex.: Revelar que numa determinada história o assassino, surpreendentemente, NÃO é o mordomo; sendo que isto deveria ser uma surpresa para o leitor/espectador/jogador da obra.


O espoliador pode ser perpetrado de modo inconsciente, ao ser comentado por um indivíduo (interlocutor) despercebidamente, numa conversa, dessa forma o espectador (receptor) pode de forma igualmente inadvertida ser exposto ao espoliador, a espoliação também pode contrariamente ser fruto de uma elucubração intencionalmente planejada e perpetrada.

Quando perpetrada intencionalmente, não é incomum que a espoliação além de revelar o enredo seja acompanhada de comentários apreciativos ou depreciativos a respeito da obra.

Os espoliadores são mais comumente procurados por fãs de uma obra após a sua apreciação inicial, muitas vezes servindo nessa perspectiva de obra complementar à original, permitindo a estes estender sua experimentação ligada a obra, ou ainda vivenciá-la de uma perspectiva levemente diferente daquela original de sua primeira apreciação.

Ver também

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.