Constituição de Cádis: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m
m
Linha 1: Linha 1:
[[Imagem:Cadizplazaespana.jpg|thumb|250px|Monumento à Constituição de Cádis (Plaza de España, [[Cádis]]).]]
[[Imagem:Cadizplazaespana.jpg|thumb|250px|Monumento à Constituição de Cádis (Plaza de España, [[Cádis]]).]]
A '''Constituição de Cádis''', também conhecida por '''Constituição Espanhola de 1812''', aprovada a [[18 de Março]] de [[1812]] pelas Cortes Gerais Extraordinárias reunidas na cidade de [[Cádis]], foi o primeiro documento constitucional aprovado na Península Ibérica e um dos primeiros no Mundo, apenas precedida pela [[Pasquale_Paoli#A_Constitui.C3.A7.C3.A3o_de_1755|Constituição Corsa de 1755]] (a primeira [[constituição]] verdadeiramente democrática), pela [[Constituição dos Estados Unidos da América]] (1767) e pela [[Constituição francesa de 1789]]. O seu texto exerceu profunda influência no desenvolvimento do constitucionalismo português, tendo as suas instruções eleitorais sido adoptadas, na sequência da [[Martinhada]], para a realização das eleições para as [[Cortes Gerais Extraordinárias e Constituintes da Nação Portuguesa]], realizadas em Dezembro de [[1820]].
A '''Constituição de Cádis''', também conhecida por '''Constituição Espanhola de 1812''' ou '''La Pepa''', aprovada a [[18 de Março]] de [[1812]] pelas Cortes Gerais Extraordinárias reunidas na cidade de [[Cádis]], foi o primeiro documento constitucional aprovado na Península Ibérica e um dos primeiros no Mundo, sendo, no sentido moderno, apenas precedida pela [[Pasquale_Paoli#A_Constitui.C3.A7.C3.A3o_de_1755|Constituição Corsa de 1755]] (a primeira [[constituição]] verdadeiramente democrática), pela [[Constituição dos Estados Unidos da América]] (1767) e pela [[Constituição francesa de 1789]]. O seu texto exerceu profunda influência no desenvolvimento do constitucionalismo português e [[América Latina|ibero-americano]], tendo as suas instruções eleitorais sido adoptadas, na sequência da [[Martinhada]], para a realização das eleições para as [[Cortes Gerais Extraordinárias e Constituintes da Nação Portuguesa]], realizadas em Dezembro de [[1820]] e servido de inspiração na elaboração da resultante [[Constituição Política da Monarquia Portuguesa de 1822]].
==Origens e enquadramento sócio-político==



{{mínimo}}
{{esboço}}
=={{Links}}==
=={{Links}}==
*[http://www.cervantesvirtual.com/portal/1812/ La Constución de española de 1812]
*[http://www.cervantesvirtual.com/portal/1812/ La Constución de española de 1812]

Revisão das 10h16min de 5 de dezembro de 2006

Monumento à Constituição de Cádis (Plaza de España, Cádis).

A Constituição de Cádis, também conhecida por Constituição Espanhola de 1812 ou La Pepa, aprovada a 18 de Março de 1812 pelas Cortes Gerais Extraordinárias reunidas na cidade de Cádis, foi o primeiro documento constitucional aprovado na Península Ibérica e um dos primeiros no Mundo, sendo, no sentido moderno, apenas precedida pela Constituição Corsa de 1755 (a primeira constituição verdadeiramente democrática), pela Constituição dos Estados Unidos da América (1767) e pela Constituição francesa de 1789. O seu texto exerceu profunda influência no desenvolvimento do constitucionalismo português e ibero-americano, tendo as suas instruções eleitorais sido adoptadas, na sequência da Martinhada, para a realização das eleições para as Cortes Gerais Extraordinárias e Constituintes da Nação Portuguesa, realizadas em Dezembro de 1820 e servido de inspiração na elaboração da resultante Constituição Política da Monarquia Portuguesa de 1822.

Origens e enquadramento sócio-político

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Ligações externas