Cooperação: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Internetês ou miguxês Editor Visual
m Reversão de uma ou mais edições de 177.16.239.43 para a versão 42295829 de RodrigoAndradet, com Reversão e avisos.
Linha 1: Linha 1:
{{sem notas|data=setembro de 2012}}
{{sem notas|data=setembro de 2012}}
'''Cooperação''' (substantivo feminino- origem  latim. ''cooperatĭo,ōnis'' 'auxílio, colaboração')
'''Ceu nao liga dajccxzcmmawaqs'''no sentido de obter um estatuto mais elevado é, por vezes, considerado como catalisador da ação cooperativa. Da mesma forma, os indivíduos podem organizar-se em grupos que cooperam internamente e, ao mesmo tempo, competem com outros grupos. A mesma é ainda vista por muitos como a forma ideal de gestão das interações humanas, pondo a tônica na obtenção e distribuição de [[bens]] e [[serviços]] em detrimento da sua [[confiscação]] ou [[apropriação indébita|usurpação]]. Para esse fim, coopera-se através da [[troca]] ou pela [[altruísmo|partilha altruística]].

Etimologicamente significa ação conjunta para uma finalidade, objetivo em comum. Já o cooperativismo é a doutrina que visa renovação através da cooperação. Cooperação é uma relação baseada entre indivíduos ou [[organização|organizações]], utilizando métodos mais ou menos [[consenso|consensuais]]. A cooperação opõe-se, de certa forma, à colaboração<ref>[http://www.lucianolobato.com.br/?p=107 Luciano Lobato, "Colaboração x Cooperação"]</ref> e mesmo a [[competição]]. Contudo, o desejo de competir com outros do mesmo grupo no sentido de obter um estatuto mais elevado é, por vezes, considerado como catalisador da ação cooperativa. Da mesma forma, os indivíduos podem organizar-se em grupos que cooperam internamente e, ao mesmo tempo, competem com outros grupos. A mesma é ainda vista por muitos como a forma ideal de gestão das interações humanas, pondo a tônica na obtenção e distribuição de [[bens]] e [[serviços]] em detrimento da sua [[confiscação]] ou [[apropriação indébita|usurpação]]. Para esse fim, coopera-se através da [[troca]] ou pela [[altruísmo|partilha altruística]].


Certas formas de cooperação são ilegais em algumas jurisdições porque prejudicam o acesso das populações a alguns recursos, como acontece com a fixação de [[preços]] por [[cartel|cartéis]].
Certas formas de cooperação são ilegais em algumas jurisdições porque prejudicam o acesso das populações a alguns recursos, como acontece com a fixação de [[preços]] por [[cartel|cartéis]].
Linha 20: Linha 22:
* [[escrita colaborativa]]
* [[escrita colaborativa]]
* [[software colaborativo]]
* [[software colaborativo]]
* Colaboração massivamente distribuída
* escrita em grupo
* escrita em grupo
* Autoria em comum
* Autoria em comum
Linha 26: Linha 27:
* Escrita em time
* Escrita em time
* Ficção colaborativa
* Ficção colaborativa
* Colaboração massivamente distribuída
* Aprendizado colaborativo
* Aprendizado colaborativo



Revisão das 14h06min de 8 de maio de 2015

Cooperação (substantivo feminino- origem  latim. cooperatĭo,ōnis 'auxílio, colaboração')

Etimologicamente significa ação conjunta para uma finalidade, objetivo em comum. Já o cooperativismo é a doutrina que visa renovação através da cooperação. Cooperação é uma relação baseada entre indivíduos ou organizações, utilizando métodos mais ou menos consensuais. A cooperação opõe-se, de certa forma, à colaboração[1] e mesmo a competição. Contudo, o desejo de competir com outros do mesmo grupo no sentido de obter um estatuto mais elevado é, por vezes, considerado como catalisador da ação cooperativa. Da mesma forma, os indivíduos podem organizar-se em grupos que cooperam internamente e, ao mesmo tempo, competem com outros grupos. A mesma é ainda vista por muitos como a forma ideal de gestão das interações humanas, pondo a tônica na obtenção e distribuição de bens e serviços em detrimento da sua confiscação ou usurpação. Para esse fim, coopera-se através da troca ou pela partilha altruística.

Certas formas de cooperação são ilegais em algumas jurisdições porque prejudicam o acesso das populações a alguns recursos, como acontece com a fixação de preços por cartéis.

A cooperação humana

Ainda que a totalidade dos membros de um grupo beneficiem da cooperação de todos, o interesse próprio de cada indivíduo pode agir em sentido contrário. Cooperação pressupõe também que os indivíduos se preocupem com os outros que pense no coletivo também. Por vezes o indivíduo tem que se sacrificar pelo todo, proporcionando assim um maior desenvolvimento e progressão do coletivo e por consequência do individual também. A colaboração pode ser usada como ferramenta pedagógica.

Dilema do prisioneiro

O Dilema do prisioneiro é um problema da teoria dos jogos, nesse problema cada jogador, de modo independente quer aumentar sua vantagem, sem se importar com o próximo jogador. Isso personifica bem o que foi referido anteriormente. Estudos de economia experimental mostram que os seres humanos agem mais vezes de forma cooperativa apesar das suas motivações pessoais tendencialmente egoístas. De fato, repetindo-se a situação do dilema do prisioneiro, a não cooperação acaba por ser punida e a cooperação premiada. Sugere-se, que situações semelhantes motivem a evolução sócio-emocional dos animais mais desenvolvidos.

Existem quatro condições que tendem a ser necessárias para que se desenvolva o comportamento cooperativo entre dois indivíduos:

  • Motivações ou desejos coincidentes;
  • A possibilidade de futuros encontros com esse indivíduo;
  • A memória de encontros passados com esse indivíduo;
  • Um valor associado a consequências futuras do comportamento analisado.

Conceitos similares e relacionados

Referências bibliográficas

Ver também

Referências