Transmetropolitan: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
J fndes (discussão | contribs)
J fndes (discussão | contribs)
Linha 77: Linha 77:
[[Categoria:Histórias em quadrinhos cyberpunk]]
[[Categoria:Histórias em quadrinhos cyberpunk]]
[[Categoria:Histórias em quadrinhos de ficção científica]]
[[Categoria:Histórias em quadrinhos de ficção científica]]
[[Categoria:Pós-cyberpunk]]
[[Categoria:Histórias em quadrinhos pós-cyberpunk]]
[[Categoria:Trans-humanismo]]
[[Categoria:Trans-humanismo]]

Revisão das 05h25min de 20 de agosto de 2015

Warren Ellis numa sessão de autógrafos no Jim Hanley's Universe, Manhattan, 2000.

Transmetropolitan é o nome de uma série de histórias em quadrinhos cyberpunk escrita por Warren Ellis com a arte de Darick Robertson e publicada pela DC Comics. O protagonista da história é um jornalista chamado Spider Jerusalem. O personagem foi baseado em parte nos textos do jornalista Hunter S. Thompson.

Spider Jerusalem luta contra o abuso de poder e a corrupção de dois concorrentes à presidência dos Estados Unidos, junto de suas "imundas assistentes" tentam manter seu mundo livre de tornar-se mais distópico do que já é, enquanto lidam com problemas trazidos pela fama de seus artigos que causam profundo impacto na sociedade.

Com as temáticas ficção científica e cyberpunk apresenta certos elementos em suas histórias relacionados a: cibernética, nanorrobótica, criogenia, raças alienígenas, liberdade de expressão, entre outros.

No Brasil, foram lançadas mais de 10 edições pela Editora BrainStore. Quando a Panini Comics assumiu o selo Vertigo no Brasil, ela começou a republicar toda a série novamente em formatos de encadernados (os mesmos lançados nos EUAs). Os dois primeiros volumes foram lançados iguais aos originais americanos, porém a partir do 3º volume, a editora uniu 2 encadernados em apenas 1, ou seja, a série terminaria mais rápido e os colecionadores teriam que esperar menos tempo para ler as histórias. Ao total serão lançados 6 volumes até 2015.

Sinopse

Predefinição:Spoiler

Algum tempo no futuro (por quanto tempo exatamente nunca é especificado, mas diz-se que no século 23) Spider Jerusalém, escritor aposentado e barbudos eremita, vive uma existência isolada em um refúgio de montanha fortificada, se aposentou da vida da cidade para os últimos cinco anos [5]. sequência de um convite de seu editor irado exigindo os dois últimos livros por seu acordo de publicação, Jerusalém embala seus pertences e desce das montanhas, antes de viajar de volta para a cidade, um amálgama torcida do consumismo generalizado, sexo, violência e drogas. No entanto, esta cultura futurista é altamente liberal, auto-centrada e focada quase que exclusivamente em atuais assuntos. "Avivamento" de estase criogênico são ignorados e deixados à própria sorte nas ruas. Culturais "Reservas" são estabelecidas com o único objetivo de preservar civilizações passadas. Algumas pessoas converter para "foglets," nuvens de nanomáquinas que fazem qualquer coisa de partículas no ar e pode se espalhar fina o suficiente para ser invisível. Ninguém sabe o ano civil em curso (este fato revelado por Spider na edição # 42), para que todos sempre se refere a eventos em tempo relativos aos dias de hoje.

Jerusalém volta a trabalhar para o seu antigo parceiro e editor Mitchell Royce, que agora edita o Word, o maior jornal da Cidade. A primeira tarefa que ele atribui-se à tentativa de secessão é um separatista por seguidores do movimento transitório (um grupo de pessoas que usam a modificação do corpo genético baseado em DNA alienígena para se tornar uma espécie completamente diferente, forçados a viver na favela Anjos 8) levou por Fred Cristo, gerente de grupo de rock e ex-empresário semelhante ao Malcolm McLaren. Jerusalém consegue parar os motins (secretamente encenada) e brutalidade policial que se segue, apenas para ser brutalmente espancado pela polícia a caminho de casa para seus problemas.

O primeiro ano da série centra-se em uma série de histórias curtas para explorar a cidade, o dia a dia de Spider, e sua relação muitas vezes tensa com seus assistentes / Sidekicks, Yelena Rossini e Channon Yarrow (conhecidos coletivamente como os "assistentes sujas"), que se tornam seus parceiros de tempo integral em suas batalhas jornalística como os avanços série.

Com o segundo ano da série, a série muda para uma história longa para o restante da execução do livro, envolvendo a eleição da presidência e corrupto de Gary Callahan, apelidado de "Smiler", de Spider. Embora Spider inicialmente considera Callahan ser o mal menor quando comparado com "A Besta", sua investigação sobre passado de Callahan e seus laços com um grupo de ódio da direita (que lhe forneceu um vice-presidente geneticamente clonados) finalmente leva ao assassinato de Vita Severn, o gerente do Smiler da campanha politicamente ingênua, de quem Spider tinha tomado um gosto raro. Em uma reunião de um-contra-um, Spider rapidamente percebe que Callahan não é apenas corrupto, mas é um lunático completo que quer ser presidente sem nenhuma razão, mas para ferir as pessoas com seu novo poder. Para seu horror, as pessoas acabam votando o Smiler no escritório por uma larga margem.

Uma vez eleito, Callahan começa a usar seu poder presidencial para atormentar Spider. Ele escapa de um massacre realizado por policiais corruptos da cidade contra os manifestantes durante um escândalo em que vários policiais assistir como um jovem é assassinado por racistas sobre sua origem genética. Picos de Callahan a história através de "D-Avisos", uma forma de censura do governo mandatado sobre qualquer ou todas as histórias que poderia "embaraçar" o país ea administração Callahan. Após ser informado da "D-Notificação", Spider vazou a história para a internet através de um feedsite notícias conhecido como "The Hole" e segue-se com uma história expondo círculo corrupto Callahan de assessores, um dos quais foi revelado para ser um pedófilo. Quando Royce corre a história, Callahan extorque bordo do papel de diretores em fogo Spider, que a essa altura já formaram uma aliança para ter suas futuras histórias publicadas pelo "buraco". No entanto, após Callahan organiza para a cidade para ser deixado indefesos de um furacão-como "ruinstorm" que milhares assolou a cidade e mata, Spider entra em colapso e é rapidamente diagnosticada com uma doença degenerativa incurável neurológica com sintomas semelhantes aos de Alzheimer e a Doença de Parkinson devido à exposição a pólen de informação (que Spider tinha sido exposto a várias vezes mais cedo na história e que exerce efeitos secundários perigosos). Diagnosticado com cerca de um ano, até a demência torna-o disfuncional e com apenas uma chance de 1% de fugir a esse destino, Spider aumenta a sua vingança contra Callahan, em última análise, expondo suas obras más e trazer o presidente para baixo.

Spider retorna para sua casa na montanha na final questão epílogo. Royce vem visitar. Os assistentes mostrar-lhe ao redor da casa ao explicar que a doença de Spider está progredindo. Ele mal pode fazer nada por si mesmo. É revelado Channon tem um negócio de livro de sucesso, e Yelena está lentamente se tornando substituição Spider. No jardim, Spider diz Royce detalhes adicionais. Ele não pode acender seu próprio cigarro e é esquecer um dia em cada sete. No entanto, quando Spider é deixado sozinho em sua cadeira, ele tira um maço de cigarros, junto com o que parece ser uma arma. Ele parece estar colocando o cano embaixo do queixo, até que seja revelado no próximo quadro que ele é realmente um isqueiro. Ele acende o cigarro e, em seguida, gira a mais leve em seu dedo, revelando aos leitores que ele era de fato um dos 1% dos pacientes que se recuperam da doença, e agora está apenas fingindo a doença para que ele possa desfrutar de sua aposentadoria, em paz. A série termina com um tiro em cima do Spider rindo ruidosamente.

Edições Encadernadas

Título em Inglês Título em Português Histórias publicadas
Vol. 1: Back on the Street Vol. 1: De Volta às Ruas #1–6
Vol. 2: Lust for Life Vol.2: Tesão pela Vida #7–12
Vol. 3: Year of the Bastard Vol. 3: O Ano do Bastardo #13–18
Vol. 4: The New Scum Vol. 4: A Nova Escória #19–24 [incluindo: Vertigo: Winter's Edge II e III]
Vol. 5: Lonely City Vol. 5: Cidade Solitária #25–30
Vol. 6: Gouge Away Vol. 6: Truque Sujo / Indo Fundo #31–36
Vol. 7: Spider's Thrash Vol. 7: Teia da Aranha #37–42
Vol. 8: Dirge Vol. 8: Lamento #43–48
Vol. 9: The Cure Vol. 9: A Cura #49–54
Vol. 10: One More Time Vol. 10 Mais Uma Vez #55–60 [incluindo: Transmetropolitan: I Hate It Here e Transmetropolitan: Filth of the City]


Ícone de esboço Este artigo sobre banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.