Função suave: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Salgueiro (discussão | contribs)
Salgueiro (discussão | contribs)
m
Linha 1: Linha 1:
Em [[topologia diferencial]] uma [[função]] diz-se '''diferenciável''' (ou '''suave''') se tiver derivadas de todas as ordens.
Em [[topologia diferencial]] uma [[função]] diz-se '''suave''' (ou, em certos contextos, '''diferenciável''') se tiver derivadas de todas as ordens.


==Definição==
==Definição==
Seja <math>f:M\rightarrow N</math> uma aplicação entre [[variedade]]s diferenciáveis. Então <math>f\,\!</math> diz-se diferenciável se as funções <math>\phi_if\psi_i^{-1}</math> forem [[função inversa|invertíveis]] e tanto elas como as suas inversas tiverem [[derivada]]s de todas as ordens.
Seja <math>f:M\rightarrow N</math> uma aplicação entre [[variedade]]s diferenciáveis. Então <math>f\,\!</math> diz-se suave se as funções <math>\phi_if\psi_i^{-1}</math> forem [[função inversa|invertíveis]] e tanto elas como as suas inversas tiverem [[derivada]]s de todas as ordens.


{{esboço-matemática}}
{{esboço-matemática}}

Revisão das 15h21min de 24 de dezembro de 2006

Em topologia diferencial uma função diz-se suave (ou, em certos contextos, diferenciável) se tiver derivadas de todas as ordens.

Definição

Seja uma aplicação entre variedades diferenciáveis. Então diz-se suave se as funções forem invertíveis e tanto elas como as suas inversas tiverem derivadas de todas as ordens.

Ícone de esboço Este artigo sobre matemática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.