Escola de Matemática de Lviv: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Kaktus Kid (discussão | contribs)
Ajustes
Linha 14: Linha 14:
* [[Hugo Steinhaus]] (1887–1972)
* [[Hugo Steinhaus]] (1887–1972)
* [[Włodzimierz Stożek]] (1883–1941)
* [[Włodzimierz Stożek]] (1883–1941)
* [[Stanislaw Ulam]] (1909–1984)
* [[Stanisław Ulam]] (1909–1984)


Poucos sobreviveram à [[Segunda Guerra Mundial]].
Poucos sobreviveram à [[Segunda Guerra Mundial]].


Um dos pontos principais de seus trabalhos foi a [[análise funcional]]. Uma característica deste grupo foram discussões intensas na cafeteria [[Kawiarnia Szkocka]]. Stanislaw Ulam, que imigrou mais tarde para os [[Estados Unidos]], perenisou os problemas discutidos em livros.
Um dos pontos principais de seus trabalhos foi a [[análise funcional]]. Uma característica deste grupo foram discussões intensas na cafeteria [[Kawiarnia Szkocka]]. Stanisław Ulam, que imigrou mais tarde para os [[Estados Unidos]], perenizou os problemas discutidos em livros.


{{Referências}}
{{Referências}}

Revisão das 17h49min de 10 de janeiro de 2016

Escola de Matemática de Lviv, 1930

A Escola de Matemática de Lviv (em polonês: lwowska szkoła matematyczna; em ucraniano: Львівська математична школа) foi, juntamente com a Escola de Matemática de Varsóvia e a Escola de Matemática da Cracóvia, um dos três centros da Escola de Matemática da Polônia.[1] Foi formada entre os anos 1918 - 1939 (entre as duas guerras mundiais) por um grupo de matemáticos, que trabalhavam em instituições de ensino superior em Lviv:

Poucos sobreviveram à Segunda Guerra Mundial.

Um dos pontos principais de seus trabalhos foi a análise funcional. Uma característica deste grupo foram discussões intensas na cafeteria Kawiarnia Szkocka. Stanisław Ulam, que imigrou mais tarde para os Estados Unidos, perenizou os problemas discutidos em livros.

Referências

  1. «A Escola de Matemática da Polônia» (em polaco)