Seixezelo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Aenariel (discussão | contribs)
Rei-artur (discussão | contribs)
m
Linha 5: Linha 5:
|brasao = <!-- tamanho maximo da imagem: 150px -->
|brasao = <!-- tamanho maximo da imagem: 150px -->
|bandeira = <!-- tamanho maximo da imagem: 150px -->
|bandeira = <!-- tamanho maximo da imagem: 150px -->
|localizacao = <!-- tamanho maximo da imagem: 300px -->
|localizacao = LocalFregVNGaia-Seixezelo.svg
|concelho = [[Vila Nova de Gaia]]
|concelho = [[Vila Nova de Gaia]]
|area = 1,61
|area = 1,61

Revisão das 16h31min de 14 de janeiro de 2007

Portugal Portugal Seixezelo 
  Freguesia  
Gentílico Seixezelenses
Localização
Administração
Tipo Junta de freguesia
Características geográficas
População total (2001) 1 729 hab.
Densidade 1 073,9 hab./km²
Código postal 4415-937 SEIXEZELO
Outras informações
Orago Santa Marinha de Seixezelo
(18 Julho)
Sítio www.jfseixezelo.pt

Seixezelo é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Gaia, com 1,61 km² de área e 1 729 habitantes (2001). Densidade: 1 073,9 hab/km².

Santa Marinha de Seixezelo faz parte do concelho de Vila Nova de Gaia, da região pastoral do Porto Aro-sul, da Segunda Vigaria de Vila Nova Gaia, da Diocese, do Distrito do Porto, distando da sede do concelho cerca de 12 Kms Esta freguesia fica na zona sul do território concelhio. É limitada a Norte, pelas freguesias de Pedroso e de Sermonde, a nascente, pela freguesia de Olival, a Sul e poente, pela freguesia de Grijó e a Sul e a nascente, por Argoncilhe.

É constituida pelos seguintes lugares: Além do Río, Azenha, Banda de Além, Belavista, Cabeços, Cal, Cidral, Corgas, Curral, Feiteiras, Fragosos, Gândaras, Igreja, Lavouras, Nogueira, Padrão, Pinheiro Manso, Rendeiro, Rodelo, Serrado, Soutinho, Vendas e Vessada.

História

A Freguesia de Santa Marinha de Seixezelo, foi parte integrante do Couto de Pedroso, depois do Couto de Avintes e foi Honra do rico-homem D. GIl Vasques.

É referida nas Inquirições de D. Dinis como Sancta Marynha de Seixazello e nas Constituições Sinodais do Bispado do Porto aparece como Seixezello, é curado da apresentação do padroado real.

Só depois da guerra civil de 1832-1834 aparece como freguesia.

As ruas do Cidral e da Vessada conferem o carácter rústico e de outros tempos à zona e conduzem à Igreja Matriz.

A Igreja Matriz é um imponente edifício apesar da sobriedade das suas linhas: um arco de volta perfeita sobre a porta principal, a fachada é rematada por um tímpano triangular e encimada por uma cruz; a torre sineira rematada com uma cúpula curvejada, exuberância do traçado oitocentista.

No seu interior, uma imagem, de ingénuas linhas, de Santa Marinha, do Séc. XVI ou XVII, é a padroeira adoptada popularmente e atracção principal. O adro proporciona uma visão sobre os espaços rurais que vão subsistindo.

No Largo do Padrão, um cruzeiro granítico setecentista e uma casa de lavoura do tipo das muitas existentes, foi recuperada e convertida no novo Centro Social Manuel Pinto Sousa, revela-nos este cruzeiro, bem como as alminhas e oratórios existentes o carácter de outrora, a fé e a devoção do povo desta terra.

Em Seixezelo e mais exactamente no Parque das Corgas, existe a nascente do rio Febros (afluente do rio Douro).

Há algumas décadas atrás, Seixezelo era uma freguesia essencialmente rural e embora possua ainda no presente vastas zonas de terrenos agrícolas e areal florestal, a edificação de industrias diversas e de um forte crescimento habitacional e populacional, transformaram ao longo dos últimos anos, o modo de vida dos seus habitantes.

Ficou conhecida como terra de cerejas, em tempos em que a exploração agrícola era a base económica.

Sendo uma das freguesias de menor área geográfica do Concelho de Vila Nova de Gaia têm todavia um elevado potencial quer a nível residencial, industrial e comercial.