Coentro: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 15: Linha 15:
}}
}}


'''Coentro'''<ref>Do [[latim]] ''coriandrum'', pelo [[Língua grega|grego]] ''koríandron''</ref> – ''Coriandrum sativum'' – é uma planta da família das umbelíferas, é anual e muito aromática, de folhas superiores finamente recortadas e flores pequenas de cor branca ou rosa. As sementes muito redondas, de cor bege, são muito apreciadas na culinária, usada como [[tempero]] ou [[condimento]], exala [[odor]] característico. Também as suas folhas são muito utilizadas em culinária, sobretudo no Alentejo.
'''Coentro'''<ref>Do [[latim]] ''coriandrum'', pelo [[Língua grega|grego]] ''koríandron''</ref> – ''Coriandrum sativum'' – é uma planta da família das umbelíferas, é anual e muito aromática, de folhas superiores finamente recortadas e flores pequenas de cor branca ou rosa. As sementes muito redondas, de cor bege, são muito apreciadas na culinária, usada como [[tempero]] ou [[condimento]], exala [[odor]] característico. Também as suas folhas são muito utilizadas em culinária, sobretudo no Alentejo (Portugal).


==Origem==
==Origem==

Revisão das 11h10min de 28 de agosto de 2016

Como ler uma infocaixa de taxonomiaCoentro
Coriandrum sativum
Coriandrum sativum
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Apiales
Família: Apiaceae
Género: Coriandrum
Espécie: C. sativum
Nome binomial
Coriandrum sativum
Lineu

Coentro[1]Coriandrum sativum – é uma planta da família das umbelíferas, é anual e muito aromática, de folhas superiores finamente recortadas e flores pequenas de cor branca ou rosa. As sementes muito redondas, de cor bege, são muito apreciadas na culinária, usada como tempero ou condimento, exala odor característico. Também as suas folhas são muito utilizadas em culinária, sobretudo no Alentejo (Portugal).

Origem

Flores de coentro

Embora de origem incerta, sabe-se que os antigos egípcios já a utilizavam para embalsamar os corpos. É provavelmente originária da bacia do Mediterrâneo onde os gregos e os romanos a utilizavam em pratos e bebidas. No Antigo Egipto era utilizada para embalsamar os corpos, era ainda usada como planta medicinal (a ele se atribuíam propriedades digestivas, calmantes e, quando usado externamente, para alívio de dores das articulações e reumatismos), além de possuir efeito anafrodisíaco.

O coentro é muito utilizado na cozinha indiana e árabe. Em Portugal, é muito utilizado no Alentejo, para enriquecer pratos tais como as açordas e as tradicionais sopa de cação e carne de porco à alentejana, é utilizado também para temperar saladas. Mais a Sul, no Algarve, a sua utilização é pouco frequente. Na região da grande Lisboa o seu uso era também limitado no entanto, e desde há algum anos, também aquela zona do país se rendeu ao seu aroma perfumado e passou a integrá-lo na sua alimentação.

Cultivo do Coentro

O coentro pode ser plantado em jardineiras, vaso e até mesmo em copos de 200 ml, mas nesse último caso o desenvolvimento é um pouco prejudicado. A colheita poderá ser feita após aproximadamente 50 dias da plantação da semente. O ciclo de produção dessa hortaliça- condimento é relativamente curto, se comparado ao de outras plantas como a salsa.[2]

Referências

  1. Do latim coriandrum, pelo grego koríandron
  2. Massahiro Takeguma. «Cultivo do Coentro» 

Ligações externas


Ícone de esboço Este artigo sobre a ordem Apiales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Coentro