Trabalho: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Desfeita a edição 47291778 de 187.95.104.215 Trechos copiados de http://historiabruno.blogspt.com.br/2013/04/a-historia-do-trabalho.html
ACRECENTEI
Linha 1: Linha 1:
'''''ORIGEM'''''
{{desambiguação|Trabalho|Trabalhos|wkt=Trabalho|wqt=Trabalho}}


A palavra trabalho vem do latim ''tripalium'', termo formado pela junção dos elementos ''tri'', que significa “três”, e ''palum'', que quer dizer “madeira”. ''Tripalium'' era o nome de um instrumento de tortura constituído de três estacas de madeira bastante afiadas e que era comum em tempos remotos na região europeia. Desse modo, originalmente, "trabalhar" significava “ser torturado”. No sentido original, os escravos e os pobres que não podiam pagar os impostos eram os que sofriam as torturas no ''tripalium''. Assim, quem "trabalhava", naquele tempo, eram as pessoas destituídas de posses. A idéia de trabalhar como ser torturado passou a dar entendimento não só ao fato de tortura em si, mas também, por extensão, às atividades físicas produtivas realizadas pelos trabalhadores em geral: camponeses, artesãos, agricultores, pedreiros etc. A partir do latim, o termo passou para o francês ''travailler'', que significa “sentir dor” ou “sofrer”. Com o passar do tempo, o sentido da palavra passou a significar “fazer uma atividade exaustiva” ou “fazer uma atividade difícil, dura”. Só no século XIV começou a ter o sentido genérico que hoje lhe atribuímos, qual seja, o de "aplicação das forças e faculdades (talentos, habilidades) humanas para alcançar um determinado fim". Com a especialização das atividades humanas, imposta pela evolução cultural (especialmente a Revolução Industrial) da humanidade, a palavra trabalho tem hoje uma série de diferentes significados, de tal modo que o verbete, no Dicionário do "Aurélio", lhe dedica vinte acepções básicas e diversas expressões idiomáticas.
*[[Trabalho (economia)]] - fator econômico

*[[Trabalho (física)]] - medida da energia transferida pela aplicação de uma força ao longo de um deslocamento
'''''SIGNIFICADO'''''
*[[Trabalho acadêmico]]

*[[Trabalho espiritual]]
1 - Aplicação das forças e faculdades humanas para alcançar um determinado fim.

2 - Atividade coordenada, de caráter físico e/ou intelectual, necessária à realização de qualquer tarefa, serviço ou empreendimento.

3 - O exercício dessa atividade como ocupação, ofício, profissão, etc.

4 - Trabalho (2) remunerado ou assalariado; serviço.

5 - Local onde se exerce essa atividade.


[[Categoria:Desambiguação]]
[[Categoria:Desambiguação]]

Revisão das 18h27min de 28 de novembro de 2016

ORIGEM

A palavra trabalho vem do latim tripalium, termo formado pela junção dos elementos tri, que significa “três”, e palum, que quer dizer “madeira”. Tripalium era o nome de um instrumento de tortura constituído de três estacas de madeira bastante afiadas e que era comum em tempos remotos na região europeia. Desse modo, originalmente, "trabalhar" significava “ser torturado”. No sentido original, os escravos e os pobres que não podiam pagar os impostos eram os que sofriam as torturas no tripalium. Assim, quem "trabalhava", naquele tempo, eram as pessoas destituídas de posses. A idéia de trabalhar como ser torturado passou a dar entendimento não só ao fato de tortura em si, mas também, por extensão, às atividades físicas produtivas realizadas pelos trabalhadores em geral: camponeses, artesãos, agricultores, pedreiros etc. A partir do latim, o termo passou para o francês travailler, que significa “sentir dor” ou “sofrer”. Com o passar do tempo, o sentido da palavra passou a significar “fazer uma atividade exaustiva” ou “fazer uma atividade difícil, dura”. Só no século XIV começou a ter o sentido genérico que hoje lhe atribuímos, qual seja, o de "aplicação das forças e faculdades (talentos, habilidades) humanas para alcançar um determinado fim". Com a especialização das atividades humanas, imposta pela evolução cultural (especialmente a Revolução Industrial) da humanidade, a palavra trabalho tem hoje uma série de diferentes significados, de tal modo que o verbete, no Dicionário do "Aurélio", lhe dedica vinte acepções básicas e diversas expressões idiomáticas.

SIGNIFICADO

1 - Aplicação das forças e faculdades humanas para alcançar um determinado fim.

2 - Atividade coordenada, de caráter físico e/ou intelectual, necessária à realização de qualquer tarefa, serviço ou empreendimento.

3 - O exercício dessa atividade como ocupação, ofício, profissão, etc.

4 - Trabalho (2) remunerado ou assalariado; serviço.

5 - Local onde se exerce essa atividade.