Augusto Alves Ferreira: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Página marcada que existem referências sem formatação, usando FastButtons
→‎Biografia: Correção de erro ortográfico.
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 23: Linha 23:
==Biografia==
==Biografia==
Augusto nasceu em [[Divinolândia]], interior do estado de [[Estado de São Paulo|São Paulo]], filho de José Alves Ferreira e Amélia de Paiva Ferreira. Para ajudar a família, trabalhou em armazéns de batata, fazendo caixas de batata<ref>Informações cedidas por Monsenhor Augusto ao Programa Katakoió</ref>.
Augusto nasceu em [[Divinolândia]], interior do estado de [[Estado de São Paulo|São Paulo]], filho de José Alves Ferreira e Amélia de Paiva Ferreira. Para ajudar a família, trabalhou em armazéns de batata, fazendo caixas de batata<ref>Informações cedidas por Monsenhor Augusto ao Programa Katakoió</ref>.
Desde pequeno Augusto se mostrou muito inteligente, e terminando os estudos em [[Divinolândia]], foi estudar em [[São José do Rio Pardo]], onde fez os seus estudos ginasiais<ref>Registros da Cúria Mtropolitana de Ribeirão Preto</ref>. Quando terminou o ginásio, se espelhando no então padre de [[Divinolândia]] seguiu para o Seminário Menor de Brodowski, onde fez o colegial. Terminado o colegial, fez os cursos de teologia, filosofia e pedagogia no [[Seminário Central do Ipiranga]], em [[São Paulo]], e se ordenou padre em {{dtlink|17|12|1972}}. Logo após a sua ordenação, foi, por um ano, reitor do mesmo [[Seminário Central do Ipiranga]], onde havia estudado. A pedido de seu bispo, [[Tomás Vaquero|Dom Tomás Vaquero]], seguiu para [[Mococa]], onde foi vigário paroquial da Paróquia São Sebastião, e logo depois a pedido de Monsenhor José Fuccioli foi para pinhal, chegando em [[1975]],onde está até os dias atuais<ref>Divino Espírito Santo e Nossa Senhora das Dores, de Roberto de Vasconcelos Martins, pág.526-527.</ref>. No ano de [[1976]], foi para St. Louis, nos [[Estados Unidos]], onde cursou e se graduou em [[parapsicologia]] pela universidade daquela cidade. O então Padre Augusto prestou à catedral de St. Louis serviços de marceneiro, trabalhos que podem ser encontrados até hoje na catedral.
Desde pequeno Augusto se mostrou muito inteligente, e terminando os estudos em [[Divinolândia]], foi estudar em [[São José do Rio Pardo]], onde fez os seus estudos ginasiais<ref>Registros da Cúria Mtropolitana de Ribeirão Preto</ref>. Quando terminou o ginásio, se espelhando no então padre de [[Divinolândia]] seguiu para o Seminário Menor de Brodowski, onde fez o colegial. Terminado o colegial, fez os cursos de teologia, filosofia e pedagogia no [[Seminário Central do Ipiranga]], em [[São Paulo]], e se ordenou padre em {{dtlink|17|12|1972}}. Logo após a sua ordenação, foi, por um ano, reitor do mesmo [[Seminário Central do Ipiranga]], onde havia estudado. A pedido de seu bispo, [[Tomás Vaquero|Dom Tomás Vaquero]], seguiu para [[Mococa]], onde foi vigário paroquial da Paróquia São Sebastião, e logo depois a pedido de Monsenhor José Fuccioli foi para Pinhal, chegando em [[1975]],onde está até os dias atuais<ref>Divino Espírito Santo e Nossa Senhora das Dores, de Roberto de Vasconcelos Martins, pág.526-527.</ref>. No ano de [[1976]], foi para St. Louis, nos [[Estados Unidos]], onde cursou e se graduou em [[parapsicologia]] pela universidade daquela cidade. O então Padre Augusto prestou à catedral de St. Louis serviços de marceneiro, trabalhos que podem ser encontrados até hoje na catedral.
Retornando a [[Espírito Santo do Pinhal]], cuidou de Monsenhor Fuccioli como se ele fosse seu pai, e quando este foi chamado à plenitude em {{dtlink|30|07|1980}}, Padre Augusto assumiu a Paróquia do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora das Dores, e é seu pároco desde {{dni|08|09|1980|lang=BR}}<ref>Dados da Cúria Diocesana de São João da Boa Vista.</ref> Recebeu em 1991 o título de [[monsenhor]], que foi concedido pelo [[Papa João Paulo II]] por Padre Augusto se destacar no clero de sua diocese.
Retornando a [[Espírito Santo do Pinhal]], cuidou de Monsenhor Fuccioli como se ele fosse seu pai, e quando este foi chamado à plenitude em {{dtlink|30|07|1980}}, Padre Augusto assumiu a Paróquia do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora das Dores, e é seu pároco desde {{dni|08|09|1980|lang=BR}}<ref>Dados da Cúria Diocesana de São João da Boa Vista.</ref> Recebeu em 1991 o título de [[monsenhor]], que foi concedido pelo [[Papa João Paulo II]] por Padre Augusto se destacar no clero de sua diocese.


==Inovações e Tirolesa==
==Inovações e Tirolesa==

Revisão das 16h37min de 13 de dezembro de 2017

Augusto Alves Ferreira
Monsenhor, Capelão de Sua Santidade
Pároco do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora das Dores
Info/Prelado da Igreja Católica
Sermão da Sexta-Feira Santa de 2017
Hierarquia
Papa Francisco
Atividade eclesiástica
Nomeação 30 de julho de 1980
Predecessor Monsenhor José Fuccioli
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral 17 de dezembro de 1972
por Dom Tomás Vaquero
Dados pessoais
Nascimento Divinolândia, SP
06 de março de 1947 (77 anos)
Nacionalidade Brasileiro
Categoria:Igreja Católica
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Monsenhor Augusto Alves Ferreira (Divinolândia, 06 de março de 1947) é um sacerdote católico, que ficou popular em todo o Brasil por descer de tirolesa dentro de uma Igreja enquanto uma missa era celebrada.

Biografia

Augusto nasceu em Divinolândia, interior do estado de São Paulo, filho de José Alves Ferreira e Amélia de Paiva Ferreira. Para ajudar a família, trabalhou em armazéns de batata, fazendo caixas de batata[1]. Desde pequeno Augusto se mostrou muito inteligente, e terminando os estudos em Divinolândia, foi estudar em São José do Rio Pardo, onde fez os seus estudos ginasiais[2]. Quando terminou o ginásio, se espelhando no então padre de Divinolândia seguiu para o Seminário Menor de Brodowski, onde fez o colegial. Terminado o colegial, fez os cursos de teologia, filosofia e pedagogia no Seminário Central do Ipiranga, em São Paulo, e se ordenou padre em 17 de dezembro de 1972. Logo após a sua ordenação, foi, por um ano, reitor do mesmo Seminário Central do Ipiranga, onde havia estudado. A pedido de seu bispo, Dom Tomás Vaquero, seguiu para Mococa, onde foi vigário paroquial da Paróquia São Sebastião, e logo depois a pedido de Monsenhor José Fuccioli foi para Pinhal, chegando em 1975,onde está até os dias atuais[3]. No ano de 1976, foi para St. Louis, nos Estados Unidos, onde cursou e se graduou em parapsicologia pela universidade daquela cidade. O então Padre Augusto prestou à catedral de St. Louis serviços de marceneiro, trabalhos que podem ser encontrados até hoje na catedral. Retornando a Espírito Santo do Pinhal, cuidou de Monsenhor Fuccioli como se ele fosse seu pai, e quando este foi chamado à plenitude em 30 de julho de 1980, Padre Augusto assumiu a Paróquia do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora das Dores, e é seu pároco desde 08 de setembro de 1980 (43 anos)[4] Recebeu em 1991 o título de monsenhor, que foi concedido pelo Papa João Paulo II por Padre Augusto se destacar no clero de sua diocese.

Inovações e Tirolesa

Na Semana Santa de 2001, Monsenhor Augusto comandou a procissão do encontro doloroso em cima de uma cruz carregada por fiéis[5]. Monsenhor Augusto sempre foi um presbítero que gostou de inovar. Promove todos os anos desde que assumiu a paróquia a "Chegada de Nossa Senhora Aparecida", e ela chegou de uma maneira inédita a cada ano, como carro de corrida, tanque de guerra, helicóptero, barco, etc. Seu grande feito se deu em 13 de novembro de 2017, quando Augusto começou a missa com uma entrada de tirolesa segurando nos braços uma imagem de Nossa Senhora da Rosa Mística. Os bombeiros de Espírito Santo do Pinhal assistiram a aventura do padre, e o mesmo junto à sua equipe montou toda a estrutura necessária, saindo do coro da igreja e indo até quase o altar. O fato se realizou três vezes naquele dia, nos horários em que Monsenhor Augusto preside missas em honra à Rosa Mística. Ganhou destaque nacional, sendo o fato veiculado em mídias de grande circulação no país como o jornal O Estado de S. Paulo, em sua edição virtual[6] e em 12 de dezembro de 2017 na sua edição impressa[7]. Foi veiculado também pelos jornais Correio Braziliense[8], O Globo[9], Voz da Bahia[10], Metrópoles[11], Tribuna Online[12], Gazeta[13], Gauchazh[14], UOL[15], Catraca Livre[16], dentre outros, além de muitas páginas no Facebook que divulgaram a notícia, dentre elas a Fatos Desconhecidos.

Referências

  1. Informações cedidas por Monsenhor Augusto ao Programa Katakoió
  2. Registros da Cúria Mtropolitana de Ribeirão Preto
  3. Divino Espírito Santo e Nossa Senhora das Dores, de Roberto de Vasconcelos Martins, pág.526-527.
  4. Dados da Cúria Diocesana de São João da Boa Vista.
  5. Jornal A Cidade, Março de 2001.
  6. http://emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,padre-usa-tirolesa-para-entrar-em-igreja,70002095899
  7. http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,padre-que-usou-tirolesa-para-iniciar-missa-promete-mais-surpresas,70002116659
  8. http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2017/11/26/internas_polbraeco,643534/padre-entra-em-missa-de-tirolesa-se-desperta-a-emocao-vale-a-pena.shtml
  9. https://extra.globo.com/noticias/brasil/video-padre-usa-tirolesa-para-entrar-em-igreja-surpreende-religiosos-22111936.html
  10. http://www.vozdabahia.com.br/index/blog/id-292839/padre_usa_tirolesa_para_entrar_em_missa__assista_
  11. https://www.metropoles.com/brasil/religiao-br/padre-usa-tirolesa-para-entrar-em-igreja
  12. https://www.tribunaonline.com.br/padre-usa-tirolesa-para-iniciar-missa-veja-video/
  13. https://www.gazetaonline.com.br/noticias/curiosidades/2017/11/padre-usa-tirolesa-para-entrar-em-igreja-1014108620.html
  14. https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/feed-redes-sociais/noticia/2017/11/padre-usa-tirolesa-durante-missa-e-outros-assuntos-que-agitaram-as-redes-cjabdibrq05wc01npwz0n7onk.html
  15. https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2017/12/12/padre-do-interior-de-sp-usa-tirolesa-para-iniciar-missa.htm
  16. https://catracalivre.com.br/geral/inusitado/indicacao/padre-radicaliza-e-chega-na-missa-usando-uma-tirolesa/

Referências