Hospitalidade: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
JackieBot (discussão | contribs)
m Bot: Replacements: fix URL prefix
Linha 1: Linha 1:
{{sem-fontes|data=novembro de 2009}}
{{mais fontes|data=novembro de 2009}}
'''Hospitalidade''' constitui a estrutura e a rede de serviços que visa atender a [[turismo|demanda turística]] e a demanda de [[lazer]] e de eventos, especialmente nos segmentos de hospedagem e gastronomia. Os principais estabelecimentos que atendem a esta demanda seriam os [[hotéis]], as [[pousada]]s, os [[restaurante]]s e os [[centros de convenções]].
'''Hospitalidade''' constitui a estrutura e a rede de serviços que visa atender a [[turismo|demanda turística]] e a demanda de [[lazer]] e de eventos, especialmente nos segmentos de hospedagem e gastronomia. Os principais estabelecimentos que atendem a esta demanda seriam os [[hotéis]], as [[pousada]]s, os [[restaurante]]s e os [[centros de convenções]].



Revisão das 18h54min de 16 de dezembro de 2017

Hospitalidade constitui a estrutura e a rede de serviços que visa atender a demanda turística e a demanda de lazer e de eventos, especialmente nos segmentos de hospedagem e gastronomia. Os principais estabelecimentos que atendem a esta demanda seriam os hotéis, as pousadas, os restaurantes e os centros de convenções.

O Brasil ainda carece de muitos investimentos para capacitar a mão-de-obra deste segmento. A Castelli ESH, em Canela, no Rio Grande do Sul, além do SENAC e a universidade Anhembi morumbi têm sido uma das poucas iniciativas de formar e capacitar trabalhadores e profissionais para a Hospitalidade nos seus Centros de Formação Hoteleira nas cidades brasileiras de maior demanda turística. As grandes redes de hotéis são os lugares onde se consegue manter uma melhor padronização de serviços e manutenção dos programas de Qualidade, pois muitos deles já trazem consigo experiências vindas do exterior e também muitos deles são obrigados a atenderem padrões exigidos pelas franquias. Já os estabelecimentos de pequeno porte como pequenas pousadas e restaurantes, ainda vivem dando conta da sua atividade baseado em improviso e pela intuição somente. Não existe ainda uma cultura de atualização, de programas de qualidade e de treinamentos da brigada de trabalho.

Com a escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, vem aí um grande desafio para reestruturar e profissionalizar ao máximo toda a estrutura de Hospitalidade no nosso país. O Governo Federal já está se movimentando nesse sentido, oferecendo gratuitamente cursos de inglês e espanhol a distância via internet para os profissionais de hotéis e restaurantes. Essa iniciativa tem o apoio da Fundação Roberto Marinho. Esperamos que mais iniciativas dessa magnitude venham ser implementadas para gerar mais qualidade e mais profissionalismo para este importante segmento da economia.

A noção de hospitalidade é talvez a mais antigo expressão da cultura humana. Na percepção do acolhimento do "outro" é possível de se reconhecer o "eu". Para Camargo (2004, p.52):" Hospitalidade pode ser definida como o ato humano, exercido em contexto doméstico, público e profissional, de recepcionar, hospedar, alimentar e entreter pessoas temporariamente deslocadas de seu hábitat natural".[1] Em virtude de representar esse acolhimento, possibilitando a existência e continuidade de um determinado grupo social, no mundo contemporâneo e capitalista, hospitalidade ficou associada somente a Gestão de negócios Hoteleiros. Nos atuais estudos; LASHLEY e Morrison (2004); Dias (2002) e as produções do PPG em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi-SP, o que se observa é presença de uma variável quase infinita de análise associadas a hospitalidade e suas dimensões.[2]


http://www.hospitalidadeglobal.com.br http://www.hospitalidade.org http://www.aloturista.org.br http://portal.anhembi.br/cursos/ppghospitalidade/#tab1


Ícone de esboço Este artigo sobre Turismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. CAMARGO, L.O.de Lima. Hospitalidade. São Paulo : ALEPH, 2004
  2. DIAS, Celia (org.) Hospitalidade: reflexões e perspectivas. Barueri-SP: Manole, 2002; LASHLEY, C; MORRISON, A. Em Busca da Hospitalidade: Perspectivas para um mundo Globalizado. Barueri-SP: Manole, 2004