Saltar para o conteúdo

Diferenças entre edições de "Esquema Ponzi"

4 bytes adicionados ,  17h44min de 20 de janeiro de 2018
sem resumo de edição
m (Foram revertidas as edições de 168.197.24.172 para a última revisão de 187.33.38.218, de 19h04min de 25 de maio de 2017 (UTC))
Graças ao seu esquema Ponzi começou a viver uma vida cheia de luxos: comprou uma mansão, com ar condicionado e aquecedor para a sua piscina, e trouxe a sua mãe de Itália em primeira classe. Rapidamente o imigrado pobre obteve não só uma grande quantidade de dinheiro como se cercou dos luxos mais extravagantes, para a sua família e para si mesmo.
 
Em agosto de 1920, os bancos e os meios de comunicação declararam Ponzi em [[bancarrota]]. Ele confessou que, em 1908, havia participado de uma fraude muito parecida, no [[Canadá]].
 
O governo federal dos Estados Unidos finalmente interveio e descobriu a megafraude. Ponzi foi detido mas logo liberado, mediante pagamento de [[fiança]]. Decidiu continuar com o seu sistema, convencido de que o poderia sustentar. Rapidamente o sistema caiu e os poupadores perderam o seu dinheiro. A maior parte das pessoas não obteve benefícios, e muitos haviam reinvestido os lucros no esquema fraudulento. Embora a fraude tivesse sido descoberta e apesar de Ponzi ter sido deportado para Itália, ele foi aclamado como um benfeitor por muitos .
 
== Características ==
Utilizador anónimo