Guarizinho: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 13: Linha 13:
{{referências}}
{{referências}}


[[Categoria:Distritos de São Paulo]]
[[Categoria:Distritos de Itapeva (São Paulo)]]

Revisão das 22h50min de 29 de janeiro de 2018

Guarizinho
  Distrito do Brasil  
Localização
Estado  São Paulo
Município Itapeva
História
Criado em 1908
Características geográficas
População total (2010) 4 364 hab.

Guarizinho é um distrito do município de Itapeva, interior de São Paulo. Foi criado como distrito policial no ano de 1897 com o nome de Santana do Guareí. Elevado a distrito no ano de 1908 com o nome de Caputera, em 1912 teve a sede transferida para o povoado de Água Larga, passando esse a ter o nome de Caputera até os dias atuais. A partir daí a antiga sede passou a ser conhecida como Guareí ou Guarí, sendo que em 1938 a sede do distrito voltou para o povoado de Guarí, mas o distrito passou a se chamar Guarizinho.

Sua população estimada é de aproximadamente seis mil habitantes incluindo se a sede distrital mais os bairros Amarela Velha, Caputera e Cercadinho, que fazem parte do distrito e tem elevado índice demográfico.

O distrito, apesar de problemas com a violência decorrentes do asfaltamento da rodovia que liga a sede do município a Paranapanema, vem sendo alvos de políticas públicas do Governo Federal, em especial uma do CONSAD, destinada ao cultivo de vegetais orgânicos [1].

O distrito, situado no médio vale paulista do rio Paranapanema, tem ainda entre suas atividades econômicas a silvicultura[2], destacando se pecuária extensiva leiteira e de corte, na agricultura uma das principais atividades são o cultivo da cana de açúcar e lavouras de soja, milho, trigo, feijão, algodão e citricultura, além de florestas de pinus e eucalipto. A indústria ainda é muito fraca na região tendo se a unidade Takaoka da Cooperativa Agroindustrial Holambra, no Cercadinho como a única empresa de grande porte do distrito se comparada as demais fontes geradoras de emprego e recursos financeiros . No entorno da sede do distrito, predominaa vegetação de porte baixo a rasteiro, com coberturas de terreno parciais ou residuais, além de ocupação por lavouras temporárias.[3].

Ver também

Referências