Homeotermia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Foram revertidas as edições de 189.82.161.244 (usando Huggle) (3.4.4)
Etiquetas: Huggle Reversão
Linha 12: Linha 12:
A endotermia é mantida através da [[homeostase]] térmica, que é conseguida através do controle das suas taxas metabólicas. Um animal endotérmico consegue manter a temperatura do seu corpo mais ou menos constante a um nível que pode ser distinto da temperatura do ambiente que o rodeia. Este processo pode envolver não só a capacidade de gerar calor mas também a capacidade de arrefecer essa temperatura se necessário.
A endotermia é mantida através da [[homeostase]] térmica, que é conseguida através do controle das suas taxas metabólicas. Um animal endotérmico consegue manter a temperatura do seu corpo mais ou menos constante a um nível que pode ser distinto da temperatura do ambiente que o rodeia. Este processo pode envolver não só a capacidade de gerar calor mas também a capacidade de arrefecer essa temperatura se necessário.


Diversos mecanismos podem atuar na regulagem da temperatura do corpo, como [[tremor]]es (para gerar calor a partir de [[contração|contrações]] musculares), [[palidez]] (a [[circulação sanguínea]], que se altera para direcionar menos calor para a pele, com menor perda de calor para o ambiente), ou o seu oposto, a ruborização (a circulação sanguínea se altera para irradiar mais calor através da pele), ofegância ou [[suor]] (para perder calor através da evaporação). Isso não é verdade devido o fato de serem exclusivos do meu.
Diversos mecanismos podem atuar na regulagem da temperatura do corpo, como [[tremor]]es (para gerar calor a partir de [[contração|contrações]] musculares), [[palidez]] (a [[circulação sanguínea]], que se altera para direcionar menos calor para a pele, com menor perda de calor para o ambiente), ou o seu oposto, a ruborização (a circulação sanguínea se altera para irradiar mais calor através da pele), ofegância ou [[suor]] (para perder calor através da evaporação).


=={{Ligações externas}}==
=={{Ligações externas}}==

Revisão das 21h39min de 22 de agosto de 2018

 Nota: ""Sangue quente"" redireciona para este artigo. Para o filme com John Malkovich, veja Warm Bodies.
 Nota: Não confundir com Endotermia.
 Nota: Não confundir com Homotermia.

Homeotermia é uma característica de alguns animais que lhes permite manter sua temperatura corporal relativamente constante à causa de uma alta taxa metabólica gerada pela intensa combustão de alimento energético nas células e/ou por meio de comportamentos associados a trocas de calor com o ambiente. Estes animais são chamados de animais de sangue quente, animais homeotérmicos ou animais de temperatura constante.

Animais homeotérmicos e endotérmicos são frequentemente tomados como sinônimos um do outro, porém estes são termos diferentes: os primeiros mantêm a temperatura corpórea estável, não importando a temperatura ambiente, e os segundos são capazes de gerar calor internamente por meio de reações metabólicas e contrações musculares. Este equívoco se deve à constatação de que a maioria dos animais homeotérmicos são também endotérmicos e vice-versa.

Apenas as aves e os mamíferos, considerados animais endotérmicos ou de sangue quente (termo coloquial). Os animais de sangue frio (poiquilotérmicos, pecilotérmicos ou ectotérmicos), grupo no qual se incluem os peixes, anfíbios e répteis, necessitam do calor do ambiente para se aquecer. No entanto, é importante ressaltar que, dizer que répteis são animais que possuem "sangue frio" é um engano, uma vez que após tomarem sol durante um tempo, a temperatura do sangue desses animais pode chegar à mesma temperatura conseguida pelos endotérmicos. O sangue de peixes de águas tropicais também pode atingir 27°C, o que, se comparadas às temperaturas médias de regiões temperadas e polares, não pode ser considerada uma temperatura baixa.

A endotermia é mantida através da homeostase térmica, que é conseguida através do controle das suas taxas metabólicas. Um animal endotérmico consegue manter a temperatura do seu corpo mais ou menos constante a um nível que pode ser distinto da temperatura do ambiente que o rodeia. Este processo pode envolver não só a capacidade de gerar calor mas também a capacidade de arrefecer essa temperatura se necessário.

Diversos mecanismos podem atuar na regulagem da temperatura do corpo, como tremores (para gerar calor a partir de contrações musculares), palidez (a circulação sanguínea, que se altera para direcionar menos calor para a pele, com menor perda de calor para o ambiente), ou o seu oposto, a ruborização (a circulação sanguínea se altera para irradiar mais calor através da pele), ofegância ou suor (para perder calor através da evaporação).

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.