População em idade ativa: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 1: Linha 1:
'''População em Idade Ativa''' ('''PIA''') é uma classificação [[idade|etária]] que compreende o conjunto de todas as pessoas teoricamente aptas a exercer uma atividade [[economia|econômica]].
é uma classificação [[idade|etária]] que compreende o conjunto de todas as pessoas teoricamente aptas a exercer uma atividade [[economia|econômica]].


lassificação da população que diz quantas pessoas tem (PIA) no mundo.
lassificação da população que diz quantas pessoas tem (PIA) no mundo.

Revisão das 17h56min de 5 de fevereiro de 2019

é uma classificação etária que compreende o conjunto de todas as pessoas teoricamente aptas a exercer uma atividade econômica. 

lassificação da população que diz quantas pessoas tem (PIA) no mundo.

Em Portugal é denominada de população activa pelo Instituto Nacional de Estatística (Portugal).

Sendo que População Economicamente Ativa (PEA) compreende o potencial de mão-de-obra com que pode contar o setor produtivo, isto é, a população ocupada e a população desocupada; PNEA são as pessoas não-economicamente ativas que não podem ser classificadas nem como empregadas nem como desempregadas. Como por exemplo, pessoas que não possuem e nem estão procurando trabalho.

===Idade em idade ativa pode variar entre os países ou mesmo entre diferentes órgãos ou pesquisas dentro de um mesmo país. Em alguns casos o limite é 10 anos e em outros é 14 anos. O conjunto de pessoas fora da idade ativa (por possuírem menos de 10 anos ou menos de 14 anos de idade, dependendo da pesquisa) é chamado de População Economicamente Inativa (PEI).

No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) possui diferentes conceituações de população considerada como em idade ativa. que variam de acordo com a pesquisa. Na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e na Pesquisa Mensal de Emprego (PME) a idade limite mínima para definir as pessoas em idade de trabalhar inclui as pessoas de 10 anos ou mais e na PNAD Contínua essa data limite é de 14 anos.[1]

Dessa forma a PNAD passou a calcular a Taxa de desemprego no Brasil para uma PIA composta por toda população com 15 ou anos de idade[2]

A importância de continuar pesquisando a participação de crianças (no caso da idade limite de 10 anos) deve-se ao fato de que apesar da proibição legal, o trabalho infantil ainda é praticado no Brasil.[3]

Referências

  1. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Notas Metodológicas. Vol. 1. Rio de Janeiro: IBGE, 2014. Acesso em 9 de julho de 2015.
  2. AMORIM, D.; DANTAS, F.; THOMÉ, C.; WERNECK, F. IBGE muda faixa etária da população em idade ativa na Pnad 2011. Estadão, 21 de setembro de 2012. Acesso em 10 de julho de 2015.
  3. Portal MEC - PNAD - Tabela 3 – Pessoas de 10 Anos de Idade ou Mais, Economicamente Ativas e Ocupadas.

Ver também

Ligações externas