Estabilidade química: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m v1.41 - Corrigido usando WP:PCW (Categoria com espaço - Ortografia e tipografia)
Substituição do texto não adequado ao título e cujo conteúdo está contido em "Gás nobre#Propriedades químicas"
Linha 1: Linha 1:
'''Estabilidade química''' refere-se à '''estabilidade termodinâmica''' de um sistema químico.<ref>[[IUPAC Gold Book]]: [http://goldbook.iupac.org/html/S/S05900.html 'stable']</ref> Um sistema químico é [[termodinâmica|termodinamicamente]] estável quando se encontra no seu mais baixo [[nível de energia ]] ou quando está em [[equilíbrio químico]] com o seu ambiente. Esse equilíbrio pode ser um [[equilíbrio dinâmico]], no qual átomos individuais ou moléculas mudam de forma, mas seu número global, em uma dada particular, continua inalterado. Esse tipo de [[equilíbrio termodinâmico]] químico permanece indefinidamente, a menos que o sistema seja mudado. Sistemas químicos podem incluir mudanças de [[Fase (matéria)|fase da maéria]] ou um conjunto de [[reações químicas]].
'''Estabilidade Química''' é um fenômeno que ocorre quando um [[átomo]] livre na natureza consegue ter a estabilidade eletrônica de um gás nobre. Isso se dá quando o átomo em questão completa a sua última camada (camada de valência) com 8 elétrons (ou 2 elétrons, como é o caso do hidrogênio, que se iguala ao hélio).

Um estado A é dito mais estável termodinamicamente do que o estado B se a [[Energia livre de Gibbs|energia de Gibbs]] (ou [[entalpia livre]]) da reação que transforma A em B é positiva.

{{referências}}

== Ver também ==
* [[Equilíbrio químico]]
* [[Sistema termodinâmico]]

{{Portal3|química}}
{{esboço-química}}
Os [[gases nobres]] não se ligam com nenhum outro elemento, a menos que sejam submetidos a experimentos em laboratório, pois têm a sua camada de valência completa, o que lhes garante estabilidade. Logo, átomos estáveis são aqueles que, livres na natureza, não precisam ligar-se a outros elementos para ter a última camada completa.


[[Categoria:Matéria|Estabilidade Química]]
[[Categoria:Matéria|Estabilidade Química]]

Revisão das 22h33min de 2 de março de 2019

Estabilidade química refere-se à estabilidade termodinâmica de um sistema químico.[1] Um sistema químico é termodinamicamente estável quando se encontra no seu mais baixo nível de energia ou quando está em equilíbrio químico com o seu ambiente. Esse equilíbrio pode ser um equilíbrio dinâmico, no qual átomos individuais ou moléculas mudam de forma, mas seu número global, em uma dada particular, continua inalterado. Esse tipo de equilíbrio termodinâmico químico permanece indefinidamente, a menos que o sistema seja mudado. Sistemas químicos podem incluir mudanças de fase da maéria ou um conjunto de reações químicas.

Um estado A é dito mais estável termodinamicamente do que o estado B se a energia de Gibbs (ou entalpia livre) da reação que transforma A em B é positiva.

Referências

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.