Destilação: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Desfeita(s) uma ou mais edições de 2804:14d:7882:90a4:d48e:edc1:7311:cf2a, com Reversão e avisos
Resgatando 1 fontes e marcando 0 como inativas. #IABot (v2.0beta14)
Linha 39: Linha 39:


* [Halvorsen, I.; Skogestad, S. '''Distillation Theory''' http://www.nt.ntnu.no/users/skoge/publications/1999/DistillationTheory/original/distillationtheory.pdf]
* [Halvorsen, I.; Skogestad, S. '''Distillation Theory''' http://www.nt.ntnu.no/users/skoge/publications/1999/DistillationTheory/original/distillationtheory.pdf]
* [Destilarias Eau-de-vie; '''Exemplos de destilação''' http://www.copper-alembic.com/distilling.php?lang=pt]
* [Destilarias Eau-de-vie; '''Exemplos de destilação''' https://web.archive.org/web/20120412100118/http://www.copper-alembic.com/distilling.php?lang=pt]


[[Categoria:Destilação|*]]
[[Categoria:Destilação|*]]

Revisão das 05h53min de 10 de abril de 2019

Uma destilaria de conhaque.

A destilação é o processo de separação baseado no fenômeno de equilíbrio líquido-vapor de misturas. Em termos práticos, quando temos duas ou mais substâncias formando uma mistura líquida, a destilação pode ser um método para separá-las.

Um exemplo de destilação que remonta à antiguidade é a destilação de bebidas alcoólicas. A bebida é feita pela condensação dos vapores de álcool que escapam mediante o aquecimento de um mosto fermentado. Como o ponto de ebulição do álcool é menor que o da água presente no mosto, o álcool evapora, dando-se assim a separação da água e o álcool.

O petróleo é um exemplo moderno de mistura que deve passar por várias etapas de destilação antes de resultar em produtos realmente úteis ao homem: exemplo gasolina, óleo diesel, querosene, asfalto e outros.

O uso da destilação como método de separação disseminou-se pela indústria química moderna. Pode-se encontrá-la em quase todos os processos químicos industriais em fase líquida em que seja necessária uma purificação.

Em teoria, não se pode purificar substâncias até 100% de pureza através da destilação. Para conseguir uma pureza bastante alta, é necessário fazer uma separação química do destilado posteriormente.

A destilação tem suas limitações. Não se pode separar misturas azeotrópicas por destilação comum.

Destilação é o processo de vaporizar o líquido para depois condensá-lo e recolhê-lo em um outro recipiente.

Destilação fracionada é o produto de separação onde se utiliza uma coluna de fracionamento na qual é possível realizar a separação de diferentes componentes que apresentam propriedades químicas distintas, como o ponto de ebulição.

Destilação simples

Método de separação utilizado para separar o componente sólido que está dissolvido em um líquido. Durante a realização do processo, apenas o componente líquido sofre mudança de estado físico. Abaixo segue a representação da aparelhagem utilizada nesse método.

Limitações

A destilação da forma descrita neste artigo não pode separar misturas chamadas azeotrópicas. Existem as seguintes formas de contornar a situação:

Destilação fracionada é um dos processos mais comuns nas indústrias químicas - desde as indústrias farmacêuticas aos polos petroquímicos. O petróleo, uma mistura de líquidos orgânicos, é destilado e separado em diversas frações, de onde saem os éteres, gasolina, o piche, e a grande maioria dos compostos aromáticos que são produzidos.

Ligações externas